Início » Cidade Educadora

Quando, em 1990, Lisboa tomou contacto com o conceito de Cidade Educadora, entendeu que a adesão à AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras) seria uma mais-valia para uma cidade que, como Lisboa, se tem preocupado com as pessoas, os seus direitos e os compromissos dos governos locais em promoverem politicas assentes nessas preocupações.
Desde essa altura, e até hoje, Lisboa tem assumido a pertinência e importância desta rede de cidades, tendo desempenhado um papel mobilizador de outros municípios portugueses, que se consubstancia na adesão actual de 61 municípios à AICE.

A presença assídua nos Comités Executivos, nos congressos internacionais e a organização do congresso de 2000 são a evidência dessa predisposição para a dinamização de uma Rede portuguesa que tem trazido, como ficou patente no último congresso em Rosario, um enorme contributo à AICE.

O alargamento aos restantes países de língua oficial portuguesa é o actual desafio que motiva aqueles que, como Lisboa, acreditam nas vantagens da pertença a uma rede em que a troca de experiências, a partilha, o desafio de fazer melhor e a inovação estão permanentemente presentes.

É com satisfação pois que afirmamos Lisboa como uma cidade educadora e nos congratulamos com a instituição do Dia da Cidade Educadora, convidando a conhecer projectos de Lisboa e da Rede Portuguesa que materializam os princípios da Carta das Cidades Educadoras.

Conheça também o programa de atividades  nacional (215 KB) internacional.

 

Cidade Lisboa

Cidade Lisboa

Projetos da Cidade de Lisboa
Entrar

Rede Portuguesa

Rede Portuguesa

Projetos da Rede Portuguesa
Entrar