Equipment

Parque Urbano da Quinta da Granja

Close
Parque Urbano da Quinta da Granja
Parque Urbano da Quinta da Granja
Parque Urbano da Quinta da Granja
Parque Urbano da Quinta da Granja
Parque Urbano da Quinta da Granja
Parque Urbano da Quinta da Granja


A Quinta da Granja situa-se em Benfica, perto da Estrada de Benfica, no cimo de uma pequena elevação.

Nos finais do século XVII, a Quinta era propriedade de D. Inácia da Cunha que a deixou a sua sobrinha, D. Susana Barbosa de Lima, que a terá vendido a João Coelho de Melo, testamenteiro de sua tia. Em 1703, João Coelho de Melo mandou edificar a casa no cimo de uma pequena elevação e em volta plantar um grande jardim. O edifício teria dois pisos, cujas divisões se abririam em volta de um amplo pátio interior, bem ao estilo mediterrânico. D. João Pedro da Câmara ficou com a quinta em 1795, tendo passado em 1812 para D. Luís da Câmara. Em 1884, D. Duarte Manuel de Noronha comprou a casa, registado como sendo o último proprietário.

Atualmente esta casa encontra-se inteiramente reabilitada e é um espaço de formação, de treino de competências sociais e de emprego temporário para portadores de Síndrome de Asperger.

A Quinta viu nascer junto a si a Av. do Uruguai e a Av. Lusíada e reúne um interessante espólio representativo de vários aspetos que marcaram o modo de vida tradicional de uma quinta agrícola: o lagar, a coleção de utensílios e maquinaria agrícola e a coleção de cangas. Para além disso foi criado um parque hortícola, conjunto de hortas urbanas integradas numa unidade homogénea e delimitada.

O recente Parque da Quinta da Granja fica em frente ao Colombo, do outro lado da 2.ª Circular, na Avenida Eusébio da Silva Ferreira. Entra-se pela Avenida do Colégio Militar, pela Estrada de Benfica ou vindo dos lados do Jardim da Luz.

Ao aproximar-se do local, abre-se um espaço de natureza que apetece: verde, arranjo adequado, simples, algum silêncio, espaço para estar ou caminhar. Tem um pequeno quiosque com esplanada, passadeiras para caminhar pelo parque e ainda uma ciclovia.

O parque oferece um novo espaço de lazer e de contacto com a natureza, mesmo no meio da cidade.

Área: 11 hectares.

Equipamentos: quiosque com esplanada, ciclovia, parque infantil e equipamentos de fitness.


Opening hours

24 horas


Transport

Autocarros: 703; 729; 746; 750; 758; 767

Location

Largo da Revista Militar; Avenida do Colégio Militar
Lisboa

Region: Benfica

Coordenates: 
Date of update:
2018