Home » Living in » Education » Outside the School » Escola de Calceteiros

Escola de Calceteiros

Criada pela Câmara Municipal de Lisboa em Novembro de 1986, devido à preocupação de perder os conhecimentos sobre calcetar, tinha por objetivos renovar o efetivo de calceteiros municipais e divulgar a Arte de Calcetamento. Desde então têm sido formados profissionais, homens e mulheres, que assimilando os saberes de velhos mestres, vão assegurando a “sobrevivência” da calçada portuguesa. A arte de calcetar “ao quadrado”, o “desdobrar da pedra” e o “malhetar” são expressões que a Escola de Calceteiros recupera numa profissão genuinamente portuguesa e intimamente ligada ao nosso património cultural.

A Escola realiza  formação através de cursos de Educação e Formação de Adultos, bem como cursos e workshops de calçada.
Além disso desenvolve  atividades de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa, consciencializando para a necessidade da sua preservação. Estas atividades destinam-se a grupos (todas as idades).

Nas suas instalações possui um acervo documental, disponível para consulta (mediante pedido).

Para os mais jovens existe também nesta página uma  área lúdico-pedagógica.

Filme educativo "Peças Falantes - Pedra da calçada vs martelo de calceteiro"

O filme educativo "Peças Falantes - Pedra da calçada vs martelo de calceteiro", produzido por "Mola- Criação, Produção e Criaturas Associadas, Ldª" e transmitido no âmbito do programa Zig Zag, da RTP2, no dia 14 de novembro de 2017, promove a calçada portuguesa essencialmente junto do público infantil, com uma linguagem simples e clara que também cativa o público em geral para a importância da profissão de calceteiro.


Contactos
Escola de Calceteiros
Quinta Conde dos Arcos,  Av. Dr. Francisco Luís Gomes, 1800-180 Lisboa
Tel.: +351 218 173 143/48 | E-mail:  escoladecalceteiros@cm-lisboa.pt

Como Chegar
Autocarros 705, 728, 731, 759, 779, 781 e 782
Estação da CP da Gare do Oriente
Estações de Metropolitano da Gare do Oriente e de Moscavide