Home » Living in » Housing

Habitar

Depois de uma geração de políticas de habitação dominadas pelo realojamento dos bairros de barracas em Lisboa, está em curso um novo ciclo, que pretende colocar a reabilitação urbana no cerne das políticas municipais. Reabilitação que não se esgota no tecido edificado mas pretende ser integrada com a requalificação dos equipamentos e espaço público, com as novas políticas de mobilidade e com uma perspectiva de coesão social e territorial para toda a cidade.

Neste novo ciclo a política municipal de habitação deixa de se centrar exclusivamente na habitação municipal para abarcar uma visão de "habitat", embora sublinhando a existência de carências sócio urbanísticas nos BIP-ZIP, bairros e zonas de intervenção prioritária de Lisboa, um dos conceitos mais emblemáticos nascidos do  Plano Local de Habitação (PLH) e que está em desenvolvimento com um forte envolvimento e participação da sociedade civil.

Daqui para a frente é necessário garantir a sustentabilidade da política municipal de habitação e responder aos novos desafios, nomeadamente a dinamização do mercado de arrendamento, a oferta de habitação acessível para população jovem e não só, bem como a requalificação dos bairros municipais. É também necessário reforçar o quadro de parcerias com a sociedade civil já esboçado e que terá no Conselho Municipal de Habitação um instrumento fundamental.

Fonte: Relatório Final, 29 de março de 2012, 3ºFase Concretizar

Atualidade

Jan 03, 2018

Delivery of 12 more municipal houses at the end of the year

It is the second ceremony taking place on December, which totals more than fifty houses delivered.... know more...
Dec 11, 2017

Faísca Gerador trains children with artists

A BIP-ZIP project, which seeks to ignite the flame of creativity in children from Priority... know more...

todas as notícias

no news in this list.