Home » Living in » Sports » Support Program for Sport in First Grade Schools

Programa de Apoio à Educação Física Curricular do 1º Ciclo

O Programa de Apoio à Educação Física Curricular (PAEFC) é dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede púbica de escolas da cidade de Lisboa. O PAEFC é de frequência integralmente gratuita, proporciona as condições necessárias para que todos os professores titulares possam garantir aos seus alunos as aprendizagens contempladas no Programa Nacional de Educação Física. A Educação Física é uma área disciplinar de frequência obrigatória  DL n.º 55/2018 de 6 de julho.

O PAEFC iniciou com o Bloco de Natação no ano letivo 2008/2009, após cumprida a fase experimental no 2ºperiodo do ano lectivo 2007/2008. Em 2012/2013, o Programa foi alargado aos alunos com Necessidades Educativas Especiais integrados nas Unidades de Apoio Especializado (para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita e para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo). No ano letivo 2015/2016, a Câmara Municipal de Lisboa ampliou a sua ação educativa, apoiando as Escolas na lecionação do Bloco de Jogos e em 2017/2018 o Bloco das Atividades Rítmicas e Expressivas.

No presente ano letivo comemoramos os 10 Anos do Programa de Apoio à Educação Física Curricular. Em 2017/2018, o Bloco de Natação envolveu 12 254 alunos das Escolas Públicas do 1ºCiclo do Ensino Básico de um total de 14138 crianças (87% de cobertura) em 554 turmas inscritas do 1º ao 4º ano de escolaridade nas 79 Escolas da cidade de Lisboa.

Consulte o  folheto. (1.8 MB)

Programa destinado aos alunos inscritos do 1º ao 4º ano de escolaridade das escolas da rede pública da cidade de Lisboa incluindo os alunos integrados nas Unidades de Apoio Especializado (UAE).

Ensino Regular
Consiste num bloco de 12 aulas por ano letivo e por turma, ministrado por professores de educação física ou técnicos de natação da CML, em conjunto com os respetivos professores titulares das turmas.
As aulas são organizadas em 2 sessões semanais de 45 minutos durante um período de 6 semanas consecutivas.

Unidades de Apoio Especializado

As atividades aquáticas adaptadas desenvolvem-se ao longo de 10 semanas (1 sessão semanal), através de um apoio especializado, tendo cada aula a duração de 30 minutos.

Jogos
Bloco de 12 aulas por turma por cada ano letivo, funciona com duas sessões semanais de 45 minutos durante 6 semanas consecutivas. As aulas decorrem nas Instalações da própria Escola no horário

  • Protocolo entre o Município de Lisboa e o Agrupamento de Escolas
  • Inscrição aberta a todas as turmas e Unidades de Apoio Especializado
  • O programa é totalmente gratuito

São realizadas, regularmente momentos de convívio destinados à participação livre de todos os alunos interessados para testar as aprendizagens realizadas.

Festival de Encerramento Natação
Destinado aos alunos do Ensino Regular, realizam-se no final de cada turno um convívio desportivo e exposição de trabalhos alusivos à atividade, com o objetivo de verificar e demonstrar as competências adquiridas ao longo das 12 aulas. Para esta atividade são convidados os Encarregados de Educação e familiares.

Festa de Finalistas Natação
Destinada aos alunos do 4º ano de escolaridade. Nesta atividade os alunos participam em provas de natação, estafetas e jogos aquáticos coletivos, encerrando o Ciclo de Formação da Área de Expressão e Educação Físico-Motora mais completo e consentâneo com o seu desenvolvimento

Festa Final das Unidades de Apoio Especializado Natação
Para os alunos das Unidades de Apoio Especializado, no final de cada turno é realizado um convívio que consiste numa sessão dirigida aos alunos e Encarregados de Educação, com o objetivo de transmitir algumas técnicas que lhes permitam acompanhar os seus educandos no meio aquático.

O Programa desenvolve paralelamente um Programa de Formação destinado a todos os intervenientes (Professores de Educação Física/Técnicos de Natação, Professores das Turmas participantes no Programa, Auxiliares de Educação), com temáticas na área da educação, saúde e desporto, tendo sido estabelecido parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).