Home » Living in » Trade » News

Gala Cidade Europeia do Vinho 2018

03, March 2018
Teve lugar, no dia 4 de março, nos Paços do Concelho, a Gala Cidade Europeia do Vinho 2018. José Sá Fernandes referiu o empenho do município na promoção dos vinhos da região de Lisboa.

A cerimónia começou com a atuação do coro In Vino Veritas, seguindo-se a apresentação de dois vídeos promocionais relativos à candidatura a Cidade Europeia do Vinho, por Torres Vedras e Alenquer, dois concelhos da região de vinhos de Lisboa que se candidataram àquele reconhecimento europeu e viram confirmada, em outubro do ano passado, essa distinção.

José Sá Fernandes, vereador com o pelouro do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, começou por referir o orgulho, em nome da cidade, de receber os convidados e representantes da candidatura, dos autarcas das regiões candidatas, e por ver Lisboa distinguida como área de excelência ligada ao vinho. 

O Vogal da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, João Carlos Fonseca, lembrou que a região vitivinícola de Lisboa é já a segunda maior região produtora nacional e aquela que mais prémios tem recebido nos últimos anos. Agradeceu ainda à CML o empenho neste projeto conjunto de promoção do vinho da região de Lisboa. 

Pedro Ribeiro, presidente da associação de municípios portugueses do vinho dirigiu palavras de agradecimento à CML e aos restantes municípios que fazem parte da região produtora de Lisboa, pelo empenho na promoção e divulgação da região. 

O presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, apresentou as razões que motivaram a presente candidatura agradecendo a todos os parceiros envolvidos que se empenharam na obtenção desta distinção. 

O presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes mencionou a importância desta candidatura na promoção dos municípios e da região de Lisboa, seja do ponto de vista da produção de vinho, seja do turismo. 

José Calixto, presidente da Rede Europeia de Cidades do Vinho, relembrou o trabalho e o empenho desta rede na promoção da presente candidatura e do trabalho em prol do reconhecimento do vinho português. 

A encerrar os discursos, o ministro da Agricultura, Luís Capoula Santos, referiu o trajeto notável que os vinhos portugueses têm feito na sua promoção internacional, num meio muito competitivo, e na qual esta candidatura ganha grande importância. Referiu ainda a relação desta candidatura na promoção do turismo na região de Lisboa, lembrando que o turismo e a agricultura têm sido os setores da economia com maior crescimento nos últimos anos. 

José Sá Fernandes recebeu o testemunho da Cidade Europeia do Vinho. 

Seguiu-se o jantar de gala que teve lugar na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho.