Conversa a propósito de Tsunamis

January 28, 2016
  • Conversa a propósito de Tsunamis
    Conversa a propósito de Tsunamis
Array

No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, decorreu no dia 28 de janeiro mais um encontro do ciclo de Conversas Temáticas a propósito de Tsunamis, no âmbito da Exposição "Quando Lisboa Treme - de 1755 à cidade resiliente", com o tema “Conversa a propósito de técnicas de representação gráfica do terramoto de 1755 em lisboa”.

Diversas gravuras sobre o maremoto de Lisboa em 1755 e de outras catástrofes foram o ponto de partida para um animado debate que contou com a participação de Helena Elias e Margarida Prieto, professoras da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

A descrição gráfica de fenómenos físicos terá sido um desafio para os desenhadores e gravadores da época que, por toda a europa, e a partir de relatos orais e escritos ou de outras imagens veiculadas por via do desenho, da pintura e da gravura, terão ilustrado a catástrofe em Lisboa.

Já no próximo sábado, 30 de janeiro, realiza-se, sobre o mesma tema, uma Oficina aberta sobre técnicas de representação gráfica a partir das gravuras do terramoto de 1755, com Helena Elias & Inês Marques e a artista convidada Ema M.