A Brasileira

Fechar
A Brasileira
A Brasileira
A Brasileira
A Brasileira
A Brasileira


  Acessível

Edifício pombalino de arquitetura comercial, eclética e modernista, onde se encontra instalada A Brasileira, um dos grandes símbolos do Chiado. Começou em 1905 como loja de venda de café ao lote, na qual se adquiria o genuíno café do Brasil e era oferecida, gratuitamente, uma chávena de café a todo o comprador.

Em 1908, com projeto do arqt. Norte Júnior, o proprietário adaptou o piso térreo a sala de café, reformulada em 1922, a qual se tornou rapidamente num centro de convívio e de tertúlia, frequentado por escritores, jornalistas e artistas.

Na sua fachada principal salienta-se o nome do estabelecimento desenhado acima das portas e sobre decoração em estuque, representando o símbolo da casa, cujo motivo central traduz uma figura masculina tomando café, rodeada de motivos vegetalistas.

No interior destaca-se a decoração com mármore negro, madeira, estuques trabalhados, baixos-relevo com motivos vegetalistas, espelhos, para além de uma coleção de telas de artistas como Nikias Skapinakis, que veio substituir a coleção de pinturas aí exposta anteriormente à última redecoração do espaço, em 1971.

A classificação como Imóvel de Interesse Público inclui o próprio Café e o troço de calçada fronteiro à porta.


Horário

08h00 - 02h00


Transportes

Autocarros: 758
Elétricos: 28E
Metro: Baixa-Chiado

 

Contacto

  +351 213 469 541

Localização

Rua Garrett, 120
1200 - 205 Lisboa

Freguesia: Santa Maria Maior

Coordenadas: 
Data de actualização:
2017