Avenida da Liberdade

Fechar
Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade
Avenida da Liberdade


No contexto de uma nova burguesia citadina em ascensão, de um país em fase de industrialização e no próprio crescimento exponencial da população lisboeta,a necessidade de uma artéria que ligasse a cidade para Norte era inadiável, assim como a demolição do Passeio Público, espaço murado criado em meados do séc. XVIII, muito ao gosto de uma Europa romântica, o qual já não ía de encontro com as necessidades da população.

 

As origens da abertura de uma nova avenida que ligasse o início do Passeio Público ao Campo Grande remontam a 1870, data em que é conhecido o 1º projecto. Outras propostas surgiram, até que em 1879 foi aprovada a do então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Rosa Araújo, propondo a abertura de uma artéria de menor extensão,que ligasse o início do Passeio Público a uma Rotunda a construir, da qual partiriam quatro ruas, uma delas com destino ao Campo Grande.

 

Em 28 de Abril de 1886 seria inaugurada uma avenida do tipo "Boulevard", artéria de grande circulação, que se estendia da Praça dos Restauradores, a Sul,até à Rotunda da Praça do Marquês de Pombal, a Norte, construída já no 1º quartel do séc. XX. Lateralmente, esta artéria encontrava-se delimitada por uma sucessão de edifícios correspondente a múltiplas etapas e estilos arquitectónicos, alguns classificados ou em vias de classificação.

 

Estruturada em três ruas paralelas, com domínio para a central em dimensão e número de faixas de tráfego, estas encontram-se separadas por largas placas pedonais arborizadas, divididas em troços de diferentes extensões, em função das artérias que as cruzam transversalmente. Sendo delimitada pelos monumentos aos Restauradores e ao Marquês de Pombal, o percurso da Avenida da Liberdade é pontuado por elementos de água e estatuária variada. Para além de estar Em Vias de Classificação como conjunto, a Avenida da Liberdade encontra-se abrangida pela ZEP dos imóveis classificados da referida avenida e área envolvente.

Localização

Avenida da Liberdade
Lisboa

Freguesia: Santo António

Coordenadas: 
Data de actualização:
2019