Casa do Alentejo / Palácio Alverca

Fechar
Casa do Alentejo / Palácio Alverca
Casa do Alentejo / Palácio Alverca
Casa do Alentejo / Palácio Alverca


A Casa do Alentejo, instalada no antigo Palácio Alverca datado do século XVII, é fundada em 1923 na sequência da criação da primeira Associação Regionalista de Utilidade Pública.

 

Possui um pátio central de estilo neo-árabe, salas de estilo Luís XI e XVI, lambrins azulejados de Jorge Colaço e pinturas de Domingos Costa, Benvindo Ceia e José Bazalisa. O seu traçado actual data de 1914 e deve-se ao arquitecto Silva Júnior. No 1º andar funciona:

- restaurante, com duas salas, sendo que uma delas tem janelas para o pátio interior. A ementa é constituída por pratos típicos e doçaria do Alentejo. Da carta de vinhos o destaque vai para o vinho "Casa do Alentejo" e para a colheita seleccionada "Pateo Árabe".

 

Também conhecido por Palácio S. Luís,foi,em 1919,o luxuoso casino Magestic Club,sendo,desde meados do séc. XX,a Casa do Alentejo.Mandado construír no séc. XVII,pela famíla Paes do Amaral,Viscondes de Alverca,cujo brasão se pode ver na cornija da sua fachada principal sobre a janela central,este edifício,de planta quandrangular composta,aproveita 2 troços da Muralha Fernandina,ainda visíveis,que lhe servem de empena sul e nascente,possuindo uma escadaria e passagem no troço sul.Este imóvel seiscentista sofreu obras de remodelação que lhe alteraram a traça original,principalmente no interior,evidenciando uma decoração assumidamente revivalista (elementos neo-góticos,neo-árabes,neo-renascentistas e neo-rococós),com alguns apontamentos Arte Nova,resultante da intervenção novecentista (1918),da autoria do arq. Silva Júnior.Deste Imóvel classificado como Monumento de Interesse Público,merecem,ainda,destaque:o portal de verga recta entre pilastras,com entablamento sobrepujado por urnas sobre socos;o pátio hispano-árabe;o Salão Restaurante ou ''Luís XVI'';e os painéis de azulejos monocromáticos seiscentistas,que resistiram às grandes transformações,representando cenas palacianas e campestres.

 

1 evento a decorrer

Visitas Guiadas ao Palácio Alverca (Casa do Alentejo)
01 de agosto a 31 de dezembro

A Casa do Alentejo (Palácio Alverca) tem um Centro Interpretativo e visitas guiadas.

Aproveite para para saber mais...

Contacto

  +351 213 405 140

Localização

Rua das Portas de Santo Antão, 44-74; Beco de São Luís da Pena, 17-19
Lisboa

Freguesia: Santa Maria Maior

Coordenadas: 
Data de actualização:
2019