Casa-Museu Medeiros e Almeida

Fechar
Casa-Museu Medeiros e Almeida
Casa-Museu Medeiros e Almeida
Casa-Museu Medeiros e Almeida
Casa-Museu Medeiros e Almeida
Casa-Museu Medeiros e Almeida


Situada no centro de Lisboa, a Casa-Museu Medeiros e Almeida alberga uma coleção de artes decorativas deixada ao país pelo empresário António de Medeiros e Almeida (1895-1986), que em 1972 criou uma Fundação com o seu nome. 

A coleção, exposta na casa habitada pelo casal Medeiros e Almeida, percorre 27 salas onde se admiram obras de arte portuguesas e estrangeiras, que datam do século II a.C. ao século XX e onde se incluem peças de mobiliário, pintura, escultura, ourivesaria, joalharia, arte sacra e têxteis. Destacam-se ainda quatro coleções expostas em salas próprias; relógios, porcelanas da China, pratas e leques.

A casa compreende duas áreas museológicas distintas; a Ala Antiga que foi habitada pelos donos da casa e que foi mantida tal como estava no seu tempo e a Ala Nova, construída sobre o antigo jardim da casa, que acrescentou ao museu salas com ambientes reconstituídos, especialmente de gosto francês. 

O acervo caracteriza-se por um gosto muito eclético sendo que muitas das peças, para além do valor artístico, têm também valor histórico; entre elas, um conjunto de peças de porcelana da China com símbolos do rei D. Manuel I e de Portugal com 500 anos, um serviço de chá em prata portuguesa que acompanhou Napoleão Bonaparte no exílio, um relógio de bolso Breguet em ouro e platina encomendado pelo General Junot em 1808, um retrato inglês de D. Catarina de Bragança, um leque pertencente à Imperatriz Eugénia do Montijo...

 A Casa-Museu dispõe de uma loja com artigos exclusivos e uma cafetaria, abertos no horário do museu.

 

 

Localização

Rua Rosa Araújo, 41
1250 - 191 Lisboa

Freguesia: Santo António

Coordenadas: 
Data de actualização:
2018