Cordoaria Nacional

Fechar
Cordoaria Nacional
Cordoaria Nacional
Cordoaria Nacional
Cordoaria Nacional
Cordoaria Nacional


 

O edifício da Cordoaria Nacional, criado pelo Marquês de Pombal por decreto de 1771, foi construído, provavelmente, com projeto do arquiteto Reinaldo Manuel dos Santos na segunda metade do século XVIII.

Este conjunto de oficinas distribuído por 3 corpos estendidos paralelamente ao Rio Tejo, no sítio do antigo forte de S. João, destinava-se à produção de cordas, cabos, velas e outros equipamentos para os navios.

Da sua traça arquitetónica praticamente despojada de decoração, destacam-se apenas os portais centrais das fachadas norte e sul, respetivamente, com emolduramento de cantaria animada por janela de avental e verga curva e com emolduramento e verga em arco abatido.

Apesar de este edifício ter sido objeto de várias intervenções ao longo dos tempos impostas pelos incêndios dos séculos XIX e XX e pela necessidade de instalar serviços diversos da sua vocação original, assim como pelas transformações do tecido viário circundante (abertura da Av. da India), é considerado um dos mais notáveis exemplares de arquitetura industrial setecentista, estando classificado como Monumento Nacional.

Localização

Avenida da Índia, S/N; Travessa das Galeotas, 2-4; Rua da Junqueira, 69-69A; Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque, S/N
Lisboa

Freguesia: Belém

Coordenadas: 
Data de actualização:
2017