Jardim do Campo Grande

Fechar
Jardim do Campo Grande
Jardim do Campo Grande
Jardim do Campo Grande
Jardim do Campo Grande
Jardim do Campo Grande
Jardim do Campo Grande
Jardim do Campo Grande


  Municipal

Este espaço já existia no séc. XVI, altura em que era conhecido como Campo de Alvalade. O início da plantação do Campo de Alvalade, inspirado no estilo de Passeio Romântico, remonta ao séc. XIX, tendo-se realizado aqui as primeiras corridas de cavalos em 1816 e, existindo ainda hoje nas proximidades, um hipódromo para concursos hípicos. Em 1945, o Arq.º Keil do Amaral elaborou um projeto de remodelação com ampliação do jardim e introdução de novos equipamentos, tornando-se um espaço de características lúdicas e recreativas.

Atualmente a CML e a Universidade de Lisboa (UL) são parceiras na reabilitação urbana do jardim do Campo Grande. Esta ação envolve duas fases: a Norte, terminada em 2013, e a Sul em execução. Na primeira fase, o jardim foi alvo de uma forte transformação concetual, dado que foi abandonada a estrutura de caminhos e canteiros para ser convertido num único plano verde, amplo, de grande visibilidade e profundidade, onde predominam os relvados e os prados. Toda a estrutura verde arbórea foi mantida e recuperada e plantados novos espécimes. De forma a minimizar o impacto da intensa circulação rodoviária, foi privilegiada a instalação de uma orla arbustiva densa associada a uma modelação. A iluminação pública foi também renovada, tornando o jardim mais iluminado durante o período noturno.

O lago foi remodelado para potenciar a sua relação com o edifício e o sistema de drenagem foi concebido de modo a otimizar o uso da água das chuvas.

A UL colaborou na reabilitação do edifício de apoio às atividades desportivas que dará suporte ao uso de nove campos de Padel, estando os três primeiros já construídos.

Também foi reabilitado o edifício do “Caleidoscópio “que foi convertido em Centro de Apoio aos Estudantes, da responsabilidade da UL.

Uma das novidades do Jardim do Campo Grande é o primeiro recinto de recreio canino da cidade de Lisboa, um espaço vedado com vários obstáculos, onde os cães podem correr e brincar soltos e em segurança, infraestrutura que se pretende alargar a outros espaços verdes da cidade.

Outra das surpresas do jardim resulta da parceria entre a CML e a Sociedade Portuguesa de Matemática, que resultou na criação de vários elementos que decoram o espaço como os quatro "bancos matemáticos": "o Mancala", O "Alquerque", o "Moinho" e o "Hex".

Área: 13,38 ha

 

Equipamentos: Parque infantil; Recinto de Recreio Canino; Lago; Elementos Decorativos alusivos à Matemática; Campos de Padel.


Horário

24 Horas

Contacto

-

Localização

Campo Grande1700-162 Lisboa
Lisboa

Freguesia: Alvalade

Coordenadas: 
Data de actualização:
2017