Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa

Fechar
Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa

Fundada por iniciativa de Luciano Cordeiro em 1875, a Sociedade de Geografia de Lisboa ocupa, desde 8 de julho de 1897, instalações de rara beleza arquitetónica e decorativa na Baixa da cidade.

O Museu Etnográfico possui um notável acervo nas áreas da Etnologia e História, em especial espécies relativas às antigas possessões portuguesas em África e Ásia.

O Museu é composto por várias salas:

A "Sala Portugal" com os seus 50m de comprimento, rodeada por duas ordens de galerias é onde se encontra grande parte do espólio museológico.

Na "Sala Algarve" destaca-se o grande planisfério luminoso com as rotas dos Descobrimentos seguidas pelos navegadores portugueses entre 1482 e 1660, e que foi feito para figurar na Exposição Internacional de Paris de 1931.

Na "Sala da Índia" podem ser vistas bandeiras de algumas expedições a África, dois enormes Globos de Coronelli e ainda portulanos, manuscritos e gravuras.

O acervo da "Sala dos Padrões" é constituído por peças ligadas aos Descobrimentos Portugueses, com relevo para os padrões de Pedra colocados pelos portugueses na costa africana.

A Bilblioteca da SGL é reconhecida nacional e internacionalmente como imprescindível no estudo da História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, o seu espólio bibliográfico é constituído por 62.000 obras, inúmeras revistas e cerca de 6.000 documentos manuscritos, num total de 230.000 títulos.

A título de exemplo mencionam-se os diários de viagem de Hermenegildo Capelo, Roberto Ivens, Silva Porto e Gago Coutinho assim como a coleção de desenhos de George Chinnery.

Na Mapoteca encontra-se o espólio cartográfico da SGL onde se encontram riquíssimos exemplares de atlas, mapas e plantas portugueses e estrangeiros de todos os períodos.

 

 


Horário

Primeira 3ªf de cada mês (salvo em caso de feriado) às 15h00;
outras visitas, só por marcação.


Transportes

Autocarros: 702, 709, 711, 732, 759
Ascensor: Lavra
Metro: Restauradores 

Localização

Rua das Portas de Santo Antão, 100
1169 - 208 Lisboa

Freguesia: Arroios

Coordenadas: 
Data de actualização:
2017