Museu do Oriente

Fechar
Museu do Oriente
Museu do Oriente
Museu do Oriente
Museu do Oriente
Museu do Oriente
Museu do Oriente
Museu do Oriente


  Acessível

O Museu do Oriente, inaugurado a 8 de maio de 2008, está instalado no antigo Edifício Pedro Álvares Cabral, projeto inicial do arquiteto modernista João Simões, em 1939/40 e agora readaptado pelos arquitetos Carrilho da Graça e Rui Francisco.

O acervo do Museu, ilustrativo das relações que Portugal estabeleceu com a Ásia, integra, entre outros, núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense. Núcleos traduzidos por objetos votivos e de ritual, cerâmicas e terracotas, têxteis, mobiliário, pintura e máscaras, aos quais se juntou, em 1999, por doação do sinólogo francês Jacques Pimpaneau, a Coleção Kwok On de arte popular asiática: 13 mil peças, muitas delas raras e de grande escala.

 

O Museu do Oriente está organizado em torno de duas grandes exposições permanentes:

Presença Portuguesa na Ásia

Exposição constituída por objetos artísticos e documentais, integra várias peças de excecional valor, com destaque para os biombos chineses e japoneses dos séculos XVII e XVIII, para os vários objetos de arte namban, para uma coleção de peças de porcelana brasonada da Companhia das Índias e para um significativo acervo relacionado com as culturas dos Povos de Timor.

Deuses da Ásia

Exposição organizada a partir do extenso acervo da Coleção Kwok On, testemunhos das artes performativas e das grandes mitologias e religiões populares de toda a Ásia. Esta coleção é considerada uma das mais importantes no género, à escala europeia, possuindo exemplares de notável qualidade e de grande espetacularidade.

O programa de exposições temporárias está vocacionado para a divulgação das artes da Ásia, dando a conhecer os seus mais variados aspetos.

O museu integra um auditório , um centro de documentação, um centro de reuniões, uma loja/livraria, uma cafetaria e um restaurante.

 

1 evento a decorrer

"Império Invisível" e a Fotografia no Sião
26 de setembro a 24 de novembro

O Sião desenhado por Francis Chit e Joaquim António na colecção fotográfica de Ângela Camila Castelo-Branco e António...

Contacto

  +351 213 585 200
www.museudooriente.pt

Localização

Avenida Brasília
1200 - 109 Lisboa

Freguesia: Estrela

Coordenadas: 
Data de actualização:
2019