Palacete na Rua das Trinas, 70-80

Fechar
Palacete na Rua das Trinas, 70-80
Palacete na Rua das Trinas, 70-80
Palacete na Rua das Trinas, 70-80


Em terrenos pertencentes à Casa Cadaval foi construído, na segunda metade do século XVIII, este elegante edifício pombalino, embora seja de crer que a sua conclusão se tenha dado já em inícios do século seguinte.

A fachada principal, regular e simétrica, de 2 pisos, coroada por uma mansarda mardeliana, é ritmada pela alternância de vãos de janela e vãos de largas portas ao nível do piso térreo, e pela sequência de 7 varandas de sacada com gradeamento em ferro forjado ao nível do 1º andar.

Sabe-se que em 24 de Novembro de 1884, o comerciante João José Martins Pereira compra o domínio útil da propriedade - o edifício mantinha um prazo foreiro à Casa Cadaval - aos herdeiros de D. Emília das Mercês Costa, tendo o edifício sido vendido, em 1926, ao Dr. Baltazar Freire Cabral.

As portas laterais, com os nºs 70 e 78 dão para lojas. Na primeira existia uma vacaria, pertencente a Theotónio da Cruz, com arrendamento de 1911, na segunda, Joaquim Malaquias dos Santos possuía uma mercearia, com arrendamento de 1916. Esta última, apesar de algumas alterações nem sempre felizes, mantem a interessantíssima decoração do início do século que urge proteger.

 

Localização

Rua das Trinas, 70-80; Rua das Praças, 3-7; Rua do Meio à Lapa, Empena
Lisboa

Freguesia: Estrela

Coordenadas: 
Data de actualização:
2019