Praça de Touros do Campo Pequeno

Fechar
Praça de Touros do Campo Pequeno
Praça de Touros do Campo Pequeno
Praça de Touros do Campo Pequeno
Praça de Touros do Campo Pequeno
Praça de Touros do Campo Pequeno


Actualmente, o Campo Pequeno acumula a sua valência inicial, como praça de touros, com a de sala de espectáculos multiusos, integrada num centro de lazer, que conta também com uma moderna galeria comercial e um parque de estacionamento subterrâneo.

capacidade da sala: 8770 lugares.

 

Foi D. Sebastião que em 1578 mandou erigir em Xabregas a primeira praça de touros portuguesa. As primeiras praças de touros de Lisboa foram construídas já durante o séc. XVIII na Junqueira, em Belém, na Anunciada e no Salitre. Posteriormente (1831) foi construída a Praça de Touros do Campo de Santana, destruída em 1889, tendo vindo a ser substituída pela Praça de Touros do Campo Pequeno.

 

Edifício de planta circular, originalmente destinado a corridas de touros, foi construído no final do séc. XIX, a partir de 1891, vindo a ser inaugurado em 18 de Agosto de 1892. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público. Projectada pelo arq. José Dias da Silva e inspirada na já desaparecida praça touros madrilena, traduz um exemplar de arquitectura revivalista, em particular neo-árabe. Desenvolvida em quatro pisos bastante rasgados, a praça apresenta torreões com cúpulas bolbiformes, sendo coberta ao centro por cúpula e lanterna cilíndrica com remate bolboso, de feição orientalizante e vazada por arcos redondos ou em ferradura, igualmente islamizantes, como é exemplo o do portal principal. A acentuar o seu carácter mudéjar toda a fachada, corrida, é revestida por tijolo de cor natural. No interior, a praça é em chão de areia com bancadas, galerias e camarotes em círculo.

 

Encerrada ao público em Junho de 2000, devido ao seu avançado estado de degradação, foi objecto de obras de remodelação, segundo projecto do arq. José Bruschy, com a colaboração dos arquitectos Pedro Fidalgo, Filomena Vicente, Lourenço Vicente, João Goes Ferreira e Gonçalo Teixeira, concluídas em 2006.

Localização

Campo Pequeno
Lisboa

Freguesia: Avenidas Novas

Coordenadas: 
Data de actualização:
2019