Diretório da Cidade











































Descrição:
A obra Terraços de Bragança veio resolver um vazio espacial de 5 mil metros quadrados, localizado numa zona histórica entre duas vias paralelas com grande desnível entre si (Rua do Alecrim e Rua António Maria Cardoso), acrescido de grande valor patrimonial por conter um pedaço da muralha Fernandina.
Este complexo formado por 5 blocos destinados a habitação, escritórios e comércio teve projeto do arq. Siza Vieira, que adotou uma linguagem contemporânea em perfeita harmonia com as métricas da traça urbana envolvente. Vãos ritmados em consonância com os edifícios vizinhos, um piso extra bem enquadrado, utilização de pedra lioz no embasamento, recurso a azulejos azuis para revestimento de fachadas e logradouros que proporcionam uma atmosfera de recolhimento.
Distinguido com os Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura 2004, o júri justificou esta atribuição pela importância da obra em termos de enquadramento e reabilitação urbana, pela dificuldade de construir no local, tendo em conta a preservação das ruínas existentes da Muralha Fernandina e pela solução morfológica adotada para fazer face à clivagem topológica e geográfica. Salientou, ainda, a solução de contemporaneidade e de espacialidade interior resolvida em termos escultóricos e cenográficos deste complexo arquitetónico. Este complexo integra a Lisboa Pombalina, que está classificada como Conjunto de Interesse Público.