Exposição "A Marinha na Grande Guerra"

01 
de janeiro de 1970

Encontra-se patente no Museu de Marinha, até 11 de novembro, a exposição "A Marinha na Grande Guerra".

Com o deflagrar do conflito armado que se generalizou entre as principais potências europeias em 1914, Portugal viu-se perante o desafio de manter uma posição de não-beligerância, assegurando de igual modo a soberania sobre os territórios nacionais.

À Marinha Portuguesa competiu a salvaguarda dos interesses do Estado nas águas nacionais, na metrópole e nas colónias, garantindo a defesa e vigilância dos portos, da navegação e das principais vias de comunicação marítima.

Ao longo do conflito, e com a entrada ativa de Portugal na guerra a partir de 1916, os desafios passaram por três campos de operações: no Atlântico, nas colónias e nos novos teatros de guerra na Europa e em África. Neste período desenvolveram-se novos meios operacionais que, tanto no mar como no ar, possibilitaram o cumprimento das missões atribuídas à Marinha Portuguesa.

Passados cem anos, cumpre manter a memória de todos aqueles que, em terra e no mar, intervieram e participaram na Grande Guerra (1914-1918), alguns inclusive com o sacrifício da própria vida, garantindo dessa forma a defesa de Portugal.

Museu de Marinha