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Comércio de Lisboa

O comércio desempenha um papel fundamental como atividade económica, garantindo a sustentabilidade das cidades, não só abastecendo as populações, mas com uma vertente de lazer, atraindo pessoas e dinamizando locais, contribuindo para a segurança dessas áreas da cidade, e aumentando a competitividade dessas zonas.

O comércio tem um efeito catalisador na dinamização de polos de transformação da vida económica, social e cultural da cidade. Tem também um papel relevante na organização e qualificação do espaço urbano, onde pode e deve contribuir, decisivamente, para os processos de revitalização de algumas áreas da cidade. 

Mas a atividade comercial enfrenta hoje novos desafios, decorrentes de fatores como o alargamento da concorrência, a alteração do perfil do consumidor ou a necessidade de adaptação a processos e tecnologias de modernização. 

A Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a implementar medidas concretas e inovadoras que fomentem esta atividade económica, e tem promovido uma maior participação e envolvimento por parte das estruturas associativas deste sector, estimulando o debate destas problemáticas e envolvendo as partes na delineação de novas estratégias. A Direção Municipal de Economia e Inovação tem vindo a reunir com os principais atores e associações do sector e está neste momento envolvida em diferentes projetos, que permitem potenciar os resultados obtidos no quadro do Recenseamento Comercial (do retalho, restauração e bebidas e serviços), agora realizado de forma mais eficiente, inteligente e interativa.

Entre outras medidas de dinamização do tecido comercial implementadas pelo Município destacam-se a criação da “Startup Commerce”, uma incubadora de empresas que apoia projetos empreendedores no setor do comércio ou o “Lisbon Shopping Destination”, um projeto de promoção turística das zonas comerciais da cidade com maior potencial.

Lisboa é uma cidade com várias zonas de comércio consolidado como podemos observar no mapa do número de estabelecimentos de comércio a retalho (dados de 2009).

Densidade do Comércio | 2009