Início » Investir » Conhecimento e Inovação

Conhecimento e Inovação

A globalização e as problemáticas de sustentabilidade económica, ambiental e social têm criado novos desafios às cidades, impondo a sua adaptação a uma nova realidade e a perceção do seu papel decisivo na competitividade das economias nacionais.
Lisboa é já uma cidade do conhecimento e da inovação, uma capital europeia extremamente recetiva às inovações tecnológicas, um local privilegiado para a implementação de centros de investigação e desenvolvimento e serviços partilhados para as multinacionais.
A cidade é o maior centro de universidades e centros de investigação do país, contando com cerca de 15.000 investigadores, e com um conjunto muito amplo e diversificado de universidades e grande capacidade de atração de estudantes estrangeiros estrangeiros (cerca de 15.600 estudantes internacionais em 2014/2015 dos quais 4.900 em programas de mobilidade). 

A região de Lisboa tem 134.000 estudantes universitários, 30.000 graduados em cada ano e um conjunto de estudantes de engenharia de elevada qualidade (Portugal é terceiro país da OCDE com mais investigadores nas áreas das ciências e engenharia por 1000 habitantes, segundo o Global Benchmark Report 2012).

Com o objetivo de identificar e partilhar boas práticas, o Município tem procurado criar e inserir-se em espaços de reflexão, partilha de conhecimento e experiências, para encontrar soluções criativas e inovadoras para os desafios, sejam eles económicos ou sociais, com o objetivo de estimular o crescimento e aumentar a competitividade da cidade de Lisboa.