Início » Investir » Conhecimento e Inovação » Lisboa Talks

Lisboa Talks

No quadro de uma nova agenda para a competitividade e inovação da cidade de Lisboa e visando aprofundar o conhecimento sobre a economia da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a realizar uma série de encontros, denominados Lisboa Talks.

As Lisboa Talks assumem-se como espaços de partilha de conhecimento e experiências sobre a economia e a estratégia da cidade de Lisboa, possibilitando a discussão sobre trabalhos realizados ao longo dos últimos anos por um conjunto diversificado de especialistas e atores e, sobretudo, abrindo um novo espaço de reflexão aberta e participada sobre a ação da Câmara Municipal de Lisboa nas áreas da economia, inovação e empreendedorismo.

 As sessões têm sempre como objetivo fundamental aprofundar o diálogo entre a Câmara Municipal de Lisboa e especialistas de reconhecido valor na área da economia e da inovação na cidade e outros cidadãos interessados.

6ª Lisboa Talks - EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

A “6ª Lisboa Talks” que teve lugar no dia 25 de Fevereiro no pátio central da “Embaixada” ao Príncipe Real, teve, como tema de conversa entre os oradores convidados e o público presente, o Empreendedorismo Criativo-Desafios e Oportunidades. 

As boas-vindas foram dadas por Branca Neves da DMEI-CML que agradeceu a presença de todos e a colaboração da anfitriã Catarina Lopes e da sua equipe que cedeu o espaço para este evento e que por sua vez lembrou que a “Embaixada” constitui um exemplo paradigmático e de sucesso, de empreendedorismo criativo. O espaço abriu no Palácio Ribeiro da Cunha em 2013 e hoje acolhe várias marcas comerciais, fundamentalmente portuguesas, de empreendedores em diversas áreas. 

O Director Municipal da DMEI, Paulo Soeiro de Carvalho apresentou a estratégia da autarquia para a dinamização do empreendedorismo na cidade, que pretende transformar Lisboa numa das cidades mais criativas e inovadoras da Europa. 

A especialista brasileira em empreendedorismo e cidades criativas, Ana Carla Fonseca fundadora e gestora da “Garimpo de Soluções, São Paulo,” autora de diversos livros e consultora das Nações Unidas, afirmou que a criatividade e o empreendedorismo sempre estiveram presentes na sociedade, que a economia criativa deve estar interligada com a economia tradicional e que o grande desafio passa por conseguir interligar todas as áreas de actividade. 

Os 5 desafios que o empreendedor enfrenta e os 5 desafios transformadores em oportunidades pelo empreendedor criativo foram a base para a apresentação de alguns exemplos de projectos e actividades criados em diversos locais do mundo, transformadores e portadores de inovação e de forte impacto na vida das pessoas e das comunidades.

A professora da Escola profissional Majestil, Carla Laranjeiro, coordenadora do Curso de Marketing, Relações Públicas e Publicidade, fez uma reflexão sobre o papel da escola na ligação entre o mundo da inovação e das ideias e o mundo dos negócios.

Elsa Veloso apresentou o Festival In, que de 23 a 26 de Abril conhecerá na Feira Internacional de Lisboa a sua segunda edição, este ano dedicado à sociedade em rede – Network Society.

Também o Director da empresa de eventos “ Everything is New” Álvaro Covões, abordou a importância dos grandes eventos ( espectáculos, concertos, exposições temáticas, etc.) e dos seus conteúdos para a valorização dos destinos, e do seu impacto na economia, turismo e nas actividades com aqueles correlacionadas.