Início » Investir » Conhecimento e Inovação » Projeto Cross-Innovation

Projeto Cross-Innovation

O projeto Cross-Innovation é um programa financiado pela Comissão Europeia (INTERREG IV Learning by Sharing), executado entre 2012 e 2014, para promover o valor da inovação intersetorial em cidades e regiões europeias. Tem como objetivo identificar e partilhar boas práticas em políticas de Cross-Innovation – colaborações que ultrapassam os limites do um setor, novas parcerias entre as indústrias criativas e os setores tradicionais para formar novos conhecimentos que não teriam outra forma se serem gerados. Nomeadamente, na troca de experiências inovadoras em como o sector criativo pode interagir com outros sectores de crescimento nas 11 cidades da União Europeia que participam neste projeto.

É difícil avaliar as capacidades inovadoras das indústrias criativas através de um padrão tradicional dado a sua natureza complexa e intangível. No entanto, é importante compreender plenamente a importância estratégica da economia criativa e apoiar uma maior colaboração entre os setores com a elaboração de uma importante base teórica de apoio à inovação. O conceito de Cross-Innovation oferece assim um novo modelo potencial para resolver complexos desafios de inovação, estimular o crescimento e aumentar a competitividade.

MANIFESTO CROSS INNOVATTION

Os decisores políticos têm de enfrentar as novas exigências económicas e culturais, sendo a inovação fundamental para o sucesso. Delimitámos neste projecto, cinco princípios que esperamos que venham a servir de inspiração para aqueles que procuram incentivar um novo de pensar e de agir:

1. A realidade muda, e quando o faz, não é de uma forma estruturada.

2. A inovação não é simplesmente cultivada em estufa, evolui num ecossistema.

3. Ser especializado é bom, mas aprender a ser especial é ainda melhor.

4. Novas fronteiras precisam de pioneiros. Líderes na inovação são pioneiros.

5. A inovação é uma atividade estratégica orientada para o futuro.

 Se concorda, por favor, assine o  Manifesto Cross Innovation (787 KB)

Grupo de Implementação Local | Lisboa

Uma das ferramentas essenciais do projecto são os Grupos de Implementação Local. Têm como objetivo federar vários parceiros no plano local – empresas, universidades, associações – e atuar como grupo de discussão e de implementação de novas políticas intersetoriais na cidade. O grupo de Lisboa é constituído por 12 parceiros representativos de vários quadrantes do tecido económico, empresarial financeiro e criativo de Lisboa. 

 Documento Final (1.2 MB)

 

 

BOAS PRÁTICAS

Esta é uma visão geral das boas práticas em que as indústrias criativas colaboram com outros setores. O projecto aborda quatro subtemas: 

-  Incentivos Inteligentes: Tipos de financiamento inovador que promovam a colaboração intersectorial; 

-  Inovação baseada em processos culturais: Esquemas que alavanquem a inovação nas empresas privadas e no sector público, através da introdução de práticas criativas e artísticas; 

-  Mediação: Serviços que constroem pontes intersectoriais conectando facilitadores de Cross-Innovation e beneficiários; 

-  Colaboração Espacial: Serviços prestados a empresas a trabalhar em espaços Co-Working, incubadoras, fab-labs, parques de ciência e clusters locais;

MATRIZ

A matriz elaborada pelo projeto mostra os cruzamentos entre os setores da indústria criativa e outros sectores de crescimento, fornecendo um instantâneo da atividade económica nas 11 cidades, numa escala de 0 a 6. Os pontos quentes demonstram quais os setores mais colaborativos. 

 Ver Matriz (84 KB)

Cidades Parceiras

Amesterdão -  Amsterdam Economic Board

Roma -  Provincia de Roma

Berlim -  Senate Department for Economics, Technology and Research

Tallinn -  City Entreprise Board

Varsóvia -  Cidade de Varsóvia

Vilnius -  Cidade de Vilnius

Estocolmo -  Cidade de Estocolmo

Pilsen -  Pilsen 2015

Linz -  Creative Region Linz & Upper Austria

Lisboa - Câmara Municipal de Lisboa | Vereação de Economia e Inovação

 Direção Municipal de Economia e Inovação

 

PLATAFORMA ONLINE DE MEDIAÇÃO EMPRESARIAL

O processo de mediação Cross Innovation foi especialmente delineado para encontrar e aprender mais sobre as PME’s que integraram o projecto, e para tornar a colaboração intersetorial mais fácil. Um suporte que permite que as empresas possam encontrar parcerias a fim de desenvolver os seus produtos e serviços para outros mercados e superar a fragmentação do mercado da EU. Com pesquisa por cidade, setor ou futuros sectores, em 11 cidades europeias. Está interessado em novas oportunidades de negócio com uma das empresas listadas? Por favor, não hesite em contatá-los diretamente! 

 

COMO PROMOVER A INOVAÇÃO INTERSETORIAL NA SUA CIDADE OU REGIÃO?

Saiba como, ao fazer o download do  Toolkit Cross Innovation (3.2 MB)

Dezassete eventos, 22 apresentações, mais de 2000 participantes, 66 reuniões de grupo, 23 novas ideias, 11 planos de implementação de políticas locais e três políticas locais melhoradas: a revolução Cross Innovation já começou nas 11 cidades parceiras e influenciaram a política de inovação em Birmingham, Amesterdão e Tallinn. Decorridos três anos, o projeto chega ao fim, mas o trabalho continua:

 Open Days da 12ª Semana Europeia das Regiões e Cidades: Workshop Cross Innovation / KEA - Designing city policies to stimulate cross innovation and spill-overs – durante o, um evento anual de quatro dias durante os quais cidades e regiões demonstram a sua capacidade para gerar crescimento e emprego, implementar a política de coesão da União Europeia, e evidenciam a importância dos níveis local e regional para a governação europeia.

 O trabalho do projecto Cross Innovation foi também ratificado nas principais recomendações do European Creative Industries Alliance (ECIA) à Comissão Europeia em que a inovação intersetorial é vista como uma estratégia fundamental inserida no Programa de 2014-20.