Início » Investir » Conhecimento e Inovação » Study in Lisbon

Lisboa apresenta inúmeras vantagens para o estudante em diferentes fases do seu percurso académico. Embora seja uma cidade com séculos de história tem um ambiente cosmopolita e vibrante, uma população hospitaleira, um clima ameno e luminoso. Única capital europeia onde se pode fazer surf na hora do almoço, é uma cidade criativa, empreendedora e sustentável, com um custo vida relativamente baixo e considerada uma das mais seguras da Europa.

Os vários programas de intercâmbio académicos, fruto de um mundo cada vez mais globalizado, trouxeram novos desafios às cidades de acolhimento. Receber estudantes e investigadores estrangeiros é mais do que apenas abrir portas e dar alojamento e formação académica aos que nos visitam, é também enviar com cada um deles "cartões de visita" que serão distribuídos nos seus países de origem. 

Lisboa é o maior polo universitário e de investigação do país, com mais de 134.000 estudantes inscritos no ensino superior, mais de 15.000 investigadores, recebendo anualmente mais de 15.000 estudantes internacionais e mais de 5.000 estudantes ao abrigo do programa Erasmus, contando com mais de uma dezena de incubadoras, e espaços de aceleração de empresas, dispersos por toda a cidade. 

No seguimento do desígnio de reforçar a posição de Lisboa como centro de conhecimento e fazer dela uma verdadeira cidade Erasmus, e no âmbito da estratégia que a CML tem vindo a desenvolver nos domínios da Economia, Inovação e Conhecimento, criou-se o portal  STUDY IN LISBON, que se assume como uma plataforma agregadora de informação, parceiros e iniciativas, e que tem como objetivo central atrair e reter talentos (estudantes e investigadores nacionais e estrangeiros) posicionando a cidade de Lisboa internacionalmente como um hub global nos domínios do conhecimento e da inovação. 

Esta plataforma, que conta já com as Universidades Públicas e Privadas de Lisboa e outros parceiros fundadores, e que agrega um conjunto de informação útil a quem queira estudar e investigar na cidade, irá igualmente integrar todas as iniciativas já no terreno e a programar em parceria com as entidades ligadas ao conhecimento e inovação em Lisboa.