Início » Investir » Empreendedorismo » Empreendedorismo Jovem

Programa de Empreendedorismo Jovem de Lisboa

Empreededorismo Jovem
Junior Achievment

Um dos eixos estratégicos do município de Lisboa, como cidade Empreendedora e Inovadora, assenta no desenvolvimento do ensino do empreendedorismo aos mais novos, pois existe a noção clara de que o empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida, e é um requisito obrigatório para o desenvolvimento e aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais.

A CML considera primordial o estabelecimento de uma rede de atores nas áreas da inovação e do empreendedorismo, de modo a desenvolver na cidade uma atitude de promoção de talento, o apoio a ideias inovadoras e a atenção às realidades da economia e da competitividade, não só no meio empresarial, mas também nas escolas do concelho de Lisboa, constituindo um verdadeiro ecossistema empreendedor.

Para ajudar a alcançar este objetivo, a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu uma parceria com a   JAP - Junior Achievement Portugal, para a implementação do Programa de Empreendedorismo Jovem, que para além do foco principal na introdução da educação financeira nas escolas, pretende ainda cultivar nos jovens em idade escolar os valores da responsabilidade cívica, do envolvimento na vida da comunidade e da educação para a cidadania.

Esta parceria para a promoção da educação para o empreendedorismo teve início no ano letivo de 2011/2012 e nos últimos 7 anos estiveram envolvidos 35.523 alunos.  No ano letivo de 2017/18, participaram em programas da Junior Achievement, 298 voluntários, que fizeram implementações em 273 escolas de Lisboa, impactando 6.289 alunos, o correspondente a um total de 3.073 horas de voluntariado empresarial, nas quais estão incluídos 14 voluntários da CMLisboa.

Uma característica fundamental de todos os programas da JA Portugal é o envolvimento direto das pessoas do mundo profissional com o mundo educativo. Os voluntários estabelecem a ponte entre a teoria aprendida na escola e a prática e atuam como exemplos a seguir pelas crianças e jovens. Eles encorajam os alunos a serem jovens de sucesso através da partilha das suas próprias experiências profissionais. Têm um papel decisivo na formação de gerações futuras mais empreendedoras, mais responsáveis, mais conscientes das suas decisões.

O melhor exemplo desta ligação é o Programa “A Empresa” do ensino secundário. Ao longo de todo o ano letivo, os voluntários dão apoio aos alunos para que estes desenvolvam as suas ideias de negócio, criadas em sala de aula, através da constituição de uma mini-empresa. Com o apoio destes voluntários, mentores para estas mini-empresas, os jovens empreendedores fazem um brainstorming para chegarem a um conceito inovador; pesquisam e informam-se sobre o mercado, desenvolvem um plano de negócios, procuraram parceiros de negócio e apresentam a sua ideia a potenciais investidores num pitch, por forma a desenvolverem as suas capacidades de apresentação em público e comunicação. Este mentoring culmina com a participação nas Feiras Ilimitadas e Competição Nacional deste programa.

Alinhado com o ideal da Junior Achievement, de que não se nasce empreendedor, aprende-se, o Programa de Empreendedorismo Jovem de Lisboa veio consolidar a missão de Lisboa como cidade empreendedora!