Início » Investir » Empreendedorismo » Empreendedorismo Jovem

Programa de Empreendedorismo Jovem de Lisboa

Empreededorismo Jovem
Junior Achievment

A estratégia de Lisboa, como cidade Empreendedora e Inovadora, assenta no desenvolvimento do ensino do empreendedorismo aos mais novos nas escolas do concelho, pois existe a noção clara de que o empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida, e é um requisito obrigatório para o desenvolvimento e aumento quantitativo e qualitativo de iniciativas empresariais.

A CML considera primordial o estabelecimento de uma rede de atores nas áreas da inovação e do empreendedorismo, de modo a desenvolver na cidade uma atitude de promoção de talento, o apoio a ideias inovadoras e a atenção às realidades da economia e da competitividade. 

Para além do projeto Orçamento Participativo Escolar, a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu uma parceria com a JAP - Junior Achievement Portugal, para a implementação do Programa de Empreendedorismo Jovem.

A autarquia tem vindo a desenvolver projetos com o intuito de cultivar nos jovens com idade escolar os valores da responsabilidade cívica, do envolvimento na vida da comunidade e da educação para a cidadania.

Financiada por empresas, municípios e fundações, a JAP faz a ligação entre os sectores público e privado para providenciar aos alunos do ensino básico ao universitário, programas de qualidade que lhes ensinem conteúdos de gestão, empreendedorismo, negócios e economia, de uma forma prática. Em Portugal a organização existe desde Setembro 2005.

Neste sentido, teve início no ano letivo de 2011/2012 a parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junior Achievement Portugal, com o objetivo da promoção da educação para o empreendedorismo. 

No ano 2014/15 estiveram envolvidas cerca de 7.000 crianças e jovens, em cerca de 40 escolas da cidade.

Aceda  aqui ao site da Junior Achievement Portugal.