Início » Investir » Empreendedorismo » Lisboa Capital Europeia do Empreendedorismo 2015

Lisboa recebeu em Bruxelas, no dia 25 de junho de 2014, a distinção de Cidade Empreendedora Europeia 2015 (EER2015), que premeia as melhores estratégias regionais para a promoção do empreendedorismo e da inovação junto das pequenas e médias empresas. A Região Empreendedora Europeia (EER) é um projeto que identifica e recompensa as regiões da UE que revelam uma estratégia política extraordinariamente empreendedora e inovadora, independentemente da sua dimensão, riqueza e competências.

A cidade de Lisboa, a par de Valência e da Irlanda do norte, foi distinguida com este prémio de reconhecimento, por apresentar um plano de prospetiva credível, inovador e promissor, que fomenta o empreendedorismo e executar políticas europeias fundamentais como a chamada Lei das Pequenas Empresas (Small Business Act para a Europa – SBA) e a Estratégia Europa 2020 para o crescimento e o emprego. 

Lisboa reforçou, em particular, o seu estatuto de «startup city» através de um amplo  conjunto de iniciativas como a Startup Lisboa fundada em 2012 e integrada num projeto de reabilitação urbana da Baixa lisboeta, a rede de incubadora de empresas; o Programa de Empreendedorismo Jovem de Lisboa, que proporciona aos jovens educação e formação em áreas como a cidadania e a ética, a progressão na carreira, o empreendedorismo e a literacia financeira; e o Lisbon Challenge, que seleciona um conjunto de startups e lhes fornece apoio e orientação de primeira ordem, incluindo sessões em Boston, Londres e São Paulo.

Como Cidade Empreendedora Europeia e aproveitando para divulgar a programação, os Paços do Concelho foram transformados no dia 5 de fevereiro na maior incubadora do país, juntando mais de 70 empresas de áreas tão diversas como a robótica, vestuário, streetfood ou turismo. A Startup Lisboa celebrou também o seu terceiro aniversário.  A inauguração do Centro de Inovação da Mouraria, do terceiro edifício da Startup Lisboa na Rua da Prata e a Semana do Empreendedorismo no mês de maio, foram algumas das importantes iniciativas que já decorreram durante este ano especialmente empreendedor!

 Programa de Eventos

 Facebook

Lançamento Público: LISBOA 2015 CAPITAL EUROPEIA DO EMPREENDEDORISMO