Início » Investir » Investimento » Lisboa em Números

2,8 milhões de habitantes na região de Lisboa (dos quais 509 mil na cidade) 

64,0 mil milhões de euros é o PIB apresentado pela região de Lisboa

311 mil empresas (das quais 92 mil se encontram na cidade)

134 mil alunos matriculados no ano 2014/2015 no ensino superior da região de Lisboa

32 mil alunos diplomados no ano 2013/2014 no ensino superior da região de Lisboa

1,7% do PIB da região de Lisboa em despesas de investigação e desenvolvimento

 

Lisboa assume-se como uma localização privilegiada para sedes regionais ou europeias de empresas multinacionais, sendo uma cidade muito competitiva para a instalação de centros de investigação e centros de competência de multinacionais, assumindo um alto potencial para a localização de “shared services” e “nearshore”.

Num contexto de globalização, a procura de informação estratégica torna-se uma necessidade, seja para as empresas, como para os territórios. A eficácia do desenvolvimento económico depende da capacidade coletiva (empresas, Estado, universidades, etc.) em transformar a informação em conhecimento, na expectativa de antecipar oportunidades, riscos, desafios e tendências emergentes.

A pesquisa, obtenção, tratamento, armazenamento e difusão sistemática de informação estratégica relevante, transversal a vários domínios de intervenção, define-se como Inteligência Económica. A Câmara Municipal reconhece a importância desta área como contributo para gerar competências e vantagens competitivas para cidades e empresas, criar e consolidar parcerias entre os atores da cidade, melhorando a cooperação entre os setores público e privado e fortalecendo a economia, através do conhecimento e do capital intangível.