Câmara lança guia cultural da zona oriental de Lisboa

05, Julho 2019
Disponível em português e inglês, o guia percorre o eixo entre Santa Apolónia e o Parque das Nações, cruzando as freguesias de São Vicente, Penha de França, Beato e Marvila.

A partir de uma ideia vencedora do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Lisboa lançou esta quinta-feira, 4, o guia “Lisboa a Oriente. Roteiro Cultural”. O evento contou com a presença da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e do presidente da Junta de Freguesia do Beato, Silvino Correia.

Uma edição que nasce de um grupo de pessoas da freguesia, adiantou Silvino Correia, que sentiram a necessidade de promover a divulgação dos atrativos nesta zona da cidade, da arquitetura à cultura ou ao comércio. O Orçamento Participativo foi o mecanismo utilizado e o autarca frisa que se trata de “um instrumento para consolidar a democracia”.

Um guia que que é, afirma por seu turno Catarina Vaz Pinto, “o retrato da diversidade do território” lisboeta e reflete uma zona “em ebulição”.  

O património arquitetónico e natural, os equipamentos culturais e a dinâmica gerada pelos espaços de lazer e de consumo são alguns dos destaques dos sete percursos propostos no livro, que reúne contributos de jornalistas, historiadores, geógrafos e investigadores, e conta com as  ilustrações dos Urban Sketchers.

Disponível nas livrarias na versão portuguesa e inglesa, o guia percorre o eixo entre Santa Apolónia e o Parque das Nações, cruzando as freguesias de São Vicente, Penha de França, Beato e Marvila.