Câmara Municipal de Lisboa lança Laboratório de Dados Urbanos, aberto à academia e startups

16, Março 2018
Porque a análise de dados é fundamental na gestão das cidades, a Câmara Municipal de Lisboa promove o Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa e convida a academia e o ecossistema inovador da cidade a participarem neste projeto. Lisboa cada vez mais uma cidade inteligente.

O paradigma da Internet das Coisas baseia-se na crescente ligação da sociedade em rede, inclui dispositivos inteligentes com sensores ligados a sistemas de recolha de dados e disponibiliza às cidades uma enorme quantidade de informação útil, em tempo real. A sua utilização tem permitido à analítica dos dados crescer em todo o mundo, na tentativa de traçar novos rumos para as organizações, ansiosas por melhor responder às necessidades dos seus clientes e cidadãos.

Nesse sentido, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, que permite ao município dispor de dados e ferramentas de analítica avançada para aproveitar o verdadeiro valor da informação em prol de uma gestão mais eficiente da cidade e, em consequência, responder aos problemas e às necessidades da população. Porque se trata de uma área de trabalho que requer conhecimentos e competências específicas, a criação de parcerias com a academia e startups é crucial, pois permite potenciar sinergias de recursos, conhecimento e experiência.

Surge, neste contexto, o Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa, que com a colaboração das universidades e do ecossistema inovador da cidade, pretende encontrar soluções de analítica (descritiva, preditiva e prescritiva) apoiadas em big data, que permitam melhorar a gestão da cidade.

A autarquia pretende, assim, estimular a participação do meio académico e empreendedor, lançando desafios e encontrando soluções que contribuam para que Lisboa seja cada vez mais uma cidade inteligente.

Contacto: lisboa.inteligente@cm-lisboa.pt