Detalhe da notícia

Fernando Medina recebeu Escola de Jovens Líderes

Novembro 20, 2017
Array

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa recebeu esta segunda feira, 20, a Escola de Jovens Líderes (EJL), um evento promovido pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ). Foram 15 jovens de todo o país, oriundos de associações de estudantes, empreendedores, autarcas e associações de voluntariado, que durante largo tempo conversaram informalmente com Fernando Medina em torno de um tema central, o funcionamento da política. 

Serviço público, cidadania, participação, intergeracionalidade, educação e empreendedorismo foram alguns dos temas debatidos, numa conversa em que o edil salientou o “aumento exponencial” da programação e uma geração a emergir pelo país “de gente jovem muito qualificada que é preciso cuidar, mas também da anterior”, com menos qualificações. 

"Na vida, uma pessoa só deveria fazer coisas em que se sente feliz, afirmou Fernando Medina, que lança um repto aos jovens: "Escolham aquilo que gostam, hoje não há muita gente empenhada na causa pública mas precisamos de mais participação, de gente com capacidade para resolver problemas". 

Incentivo, força e estímulo são as palavras que o presidente deixa aos jovens, que, diz, recebeu "com muito gosto".

O Conselho Nacional de Juventude é “a plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais)” 

Com o projeto EJL, procura comprometer jovens "com a ação, focados no desenvolvimento e implementação de ideias, e promotores da participação cívica, social e política." A escola junta, durante uma semana, um grupo selecionado entre dezenas de jovens, atendendo ao seu papel e percurso pessoal. A presente edição decorre até 24 de novembro e, entre as várias atividades, o grupo é convidado a conhecer em diálogo direto, interagir, conversar e descobrir órgãos políticos nacionais e europeus, órgãos de comunicação social e líderes do setor empresarial e social.