Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa distinguida pelo Smart 50 Awards

12, Fevereiro 2019
A infraestrutura informática criada pela Câmara Municipal para partilha de dados e apoio à gestão dos serviços foi galardoada com prémio atribuído pela Smart Business, em parceria com a Smart Cities Connect, Smart Cities Connect Foundation e US Ignite.

A Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL) integrou, com mais de 150 projetos oriundos de 12 países diferentes, o grupo de candidatos ao Smart 50 Awards,  um prémio que distingue projetos inteligentes e o trabalho mais inovador e influente que se  faz  nas áreas da Inovação, Impacto e Sustentabilidade. A entrega dos galardões decorre no início de abril em Denver, nos Estados Unidos da América.

Premiada no segmento de Transformação Digital, a PGIL é uma solução tecnológica integradora de diversos sistemas, que permite a monitorização, análise e gestão da cidade de forma mais eficiente e em tempo real.

A Plataforma, que está neste momento numa fase inicial de implementação na Câmara Municipal de Lisboa, gera informação de apoio à decisão, a partir de dados disponibilizados pelos próprios serviços municipais e por entidades parceiras, em áreas como higiene urbana, mobilidade, ambiente ou espaço público. É ainda a infraestrutura informática de suporte ao Centro Operacional Integrado de Lisboa, um centro de operações através do qual o município pretende melhorar a gestão operacional da cidade e otimizar a capacidade de resposta aos problemas do quotidiano.