Sessão de abertura – Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon 2018

16, Março 2018
Fernando Medina esteve presente hoje, dia 16 de março, na abertura da Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon 2018, que aconteceu no Four Seasons Ritz Hotel de Lisboa, ao lado do Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.O encontro, subordinado ao tema “Turismo de Qualidade e de Compras, Motor Económico e Social para Portugal e as suas Cidades” contou com a presença de vários representantes do setor económico e da oferta de produtos de qualidade.

João Vasconcelos, presidente do Comité Organizador do evento, salientou os aspetos relevantes associados ao crescimento económico ligados ao turismo recordando que Portugal foi o país que mais cresceu na Europa em termos turísticos. 

Dimas Gimeno, Presidente do El Corte Inglés, referiu a importância do turismo de qualidade lembrando que Lisboa já compete, ao nível deste turismo, com cidades europeias como Paris, Londres ou Milão, muito embora Portugal e Espanha tenham ainda um grande caminho para alcançar as mesmas receitas daqueles países ao nível do turismo de qualidade.  

Gloria Guevara Manzo, Presidente & CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC),  entidade que tem por função monitorizar os espetos relacionados com o turismo a nível mundial, salientou que o setor do turismo corresponde a 10.2% da riqueza mundial e envolve cerca de 3 biliões de empregos diretos e indiretos. E referiu que Portugal se tem destacado neste setor tendo sido o país que mais cresceu no setor das compras em termos europeus em 2017 deixando palavras de encorajamento e de disponibilidade para ajudar Portugal na prossecução do seu desenvolvimento em termos de turismo. 

Fernando Medina  começou por salientar a importância deste evento e a escolha de Lisboa para a sua realização. “Lisboa é hoje uma capital global, dinâmica, atrativa e com grande capacidade de captação de investimento. Por isso, o desafio de continuar este investimento e este crescimento, mantém-se. Por isso, também, o empenho do município em preparar a cidade para este desafio. Temos que aproveitar este momento único para perpetuar este ciclo que vivemos”, afirmou o autarca. Fernando Medina passou enunciar quatro aspetos que considera essenciais para a prosseguir essa estratégia: em primeiro lugar o cuidar dos acessos, nomeadamente a capacidade aeroportuária através da implementação de infraestruturas com capacidade para fazer face ao aumento sustentável do turismo. Em segundo lugar, a importância de cultivar uma relação franca, amiga e incentivadora relativamente ao investimento privado dirigido ao turismo. Em terceiro deixar uma mensagem clara sobre o investimento publico na qualificação da cidade, naqueles que sejam elementos centrais, sejam materiais ou imateriais. Qualificação do espaço publico, dando o exemplo da zona ribeirinha e do património histórico e cultural fazendo menção ao fechamento do Palácio da Ajuda, obra da CML em parceria com o estado central que só foi possível graças às receitas do turismo. Em quarto lugar e por último, cuidar dos equilíbrios entre o turismo e as várias valências funcionais que a cidade de modo a garantir a sustentabilidade e que a cidade viva em articulação com a demanda do crescimento turístico. 

Manuel Caldeira Cabral, Ministro do Turismo, salientou o crescimento económico do ano passado de 19,5 %, o que dá conta que se está a crescer com sustentabilidade, lembrou os vários prémios alcançados este ano, como o melhor destino e melhor cidade city break, e que hoje a procura mantém-se constante quebrando os ciclos de sazonalidade a que Portugal estava habituado.  “Ainda há muito por crescer e quando as coisas estão a correr bem é o momento de fazer com que corram bem no futuro”, rematou o ministro.  

Nomes como Álvaro Covões (Everything is New), Rui Moreira (presidente da Câmara Municipal do Porto), José Avillez (chef), Vitor Costa (Associação de Turismo de Lisboa) Luís Araújo (Turismo de Portugal), Miguel Frasquilho (presidente da TAP) entre muitos outros, fizeram parte de uma jornada de trabalho muito completa dedicada à promoção do turismo nacional.