Início » Investir » Setores Estratégicos

Setores Estratégicos

O ponto de partida para a abordagem dos setores estratégicos para a economia da cidade, consiste na identificação destas áreas prioritárias, através de indicadores e do reconhecimento das principais entidades, atores e acontecimentos. O objetivo é que os parceiros estratégicos participem ativamente no desenvolvimento, validação e discussão dos programas e iniciativas para cada setor.

A Câmara Municipal de Lisboa pretende que os setores estratégicos para a cidade se consolidem e renovem continuamente, garantindo a disseminação de conhecimento e “know-how”

O ambiente cosmopolita e multicultural de Lisboa, a sua grande recetividade à inovação tecnológica e às tecnologias de informação e comunicação (TIC's) e a sua mão-de-obra competitiva e altamente qualificada, são características propícias ao desenvolvimento de uma economia criativa na cidade, contribuindo igualmente para dinamizar os setores do  comércio e do turismo. 

O rio e a proximidade ao mar são fatores que propiciam a existência de uma economia do mar, a investigação aplicada e a atração de eventos e atividades náuticas na cidade. É grande a diversidade de visitantes e turistas de diferentes origens e segmentos socioeconómicos que visitam Lisboa, atraídos pelas suas especificidades, e uma das áreas que apresenta também potencial crescente é o turismo da saúde, não só pelas atuais tendências demográficas, mas pela relevância da indústria da saúde e do bem-estar em Lisboa.