Início » Investir » Setores Estratégicos » Criativas

ECONOMIA CRIATIVA

O ambiente cosmopolita e multicultural de Lisboa, a sua recetividade à inovação tecnológica e em particular às tecnologias de informação e comunicação (TIC's), a mão-de-obra competitiva e altamente qualificada, são características propícias ao desenvolvimento de uma economia criativa na cidade.

Por assim ser, um dos setores com maior potencial de crescimento de Lisboa é o da Economia Criativa, entendida aqui como um setor económico determinante para a cidade, entrecruzando diferentes realidades: económicas, socioculturais e tecnológicas. A economia criativa é dinamizada por inúmeros atores em constante diálogo e transformação, estando a ser desenvolvidos processos interativos entre a iniciativa privada e pública.

BLUEPRINT ECONOMIA CRIATIVA

No dia 30 de maio, em Lisboa, foi apresentado o blueprint da Economia Criativa de Lisboa. Conheça o documento e veja como foi a apresentação. 

EVENTOS CRIATIVOS

 Opens internal link in current windowFESTIVAL IN 2013

 Opens internal link in current windowFESTIVAL IN 2015

 Opens internal link in current windowEUROPEAN COWORKING CONFERENCE 2014

 Opens internal link in current windowEUROPEAN CREATIVE HUBS FORUM 2015

 Opens internal link in current windowCLUBE DE CRIATIVOS DE PORTUGAL - SEMANA CRIATIVA 2013

 Opens internal link in current windowCLUBE DE CRIATIVOS DE PORTUGAL - SEMANA CRIATIVA 2015

 Opens internal link in current windowTALK EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

 Opens internal link in current windowFESTIVAL EUROBEST

 Opens internal link in current windowCONFERÊNCIA INTERNACIONAL COM CHARLES LANDRY

DESTAQUES

Get Together | Espaços Criativos

A Câmara Municipal de Lisboa organizou o primeiro Encontro de Hubs Criativos de Lisboa, para uma tarde de troca de ideias sobre Espaços Criativos na cidade. Esta é uma iniciativa enquadrada na 5ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa  http://lisboastartupcity.pt/sel2016/​ e teve lugar no dia 3 de maio pelas 16h, no Centro de Inovação da Mouraria no âmbito do seu Open Day.

Notícias

 A poesia anda à solta pelas ruas e noites de Lisboa

Lisboa, outrora cidade de grandes tertúlias literárias e berço de alguns dos maiores poetas portugueses, é também hoje um local de revivalismo para a arte da palavra dita. São cada vez mais os locais da capital onde se declama poesia.

 

O mapeamento da economia criativa de Lisboa permitiu identificar três grandes segmentos criativos: os Serviços Criativos  – como a arquitetura, design e publicidade, as Indústrias Culturais  – como o cinema, vídeo, música, rádio, televisão e edição de livros, jornais e revistas e as Atividades Artísticas e Culturais  – como os espaços criativos, eventos, museus e bibliotecas e as artes performativas como a dança, teatro ou música. 

 Mapa dos Setores Estratégicos