A Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Fundação Ricardo Espirito Santo Silva e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estabeleceram uma parceria de colaboração para a dinamização do renovado Mercado do Bairro Alto, agora reaberto com novas funcionalidades: a promoção, divulgação, defesa e transmissão das Artes e Ofícios portugueses.

Pretende-se através deste projecto abrangente e em parceria com várias instituições da cidade, disponibilizar a todos o contacto com várias técnicas e equipamentos associados ao saber-fazer tradicional de origem secular, considerando o perigo de extinção deste valioso e insubstituível património imaterial.

 

Reservas gratuitas em Open-Days (2ª e 6ªfeiras):

Nesta secção, poderá reservar blocos de 3 horas para trabalhar e aprender gratuitamente sobre as várias técnicas disponíveis:

- Madeiras: Marcenaria, Embutidos, Talha, Polimentos e Acabamentos

- Metais: Cinzelagem e Latoaria

- Outros: Encadernação, Papel Marmoreado, Pintura de Azulejo, Estofador, Passamanaria, Empalhamento, Gravação e Decoração de Couro, Pintura Decorativa


Através da FRESS, o Mercado de Ofícios do Bairro Alto (MOBA) disponibiliza gratuitamente espaços, ferramentas e apoio técnico para qualquer individuo ou entidade que deseje experimentar e aprofundar os vários ofícios disponiveis.

- A utilização de espaço, ferramentas e apoio técnico durante os Open-Days não tem custos para o utilizador. Terá que pagar apenas a utilização de materiais e consumíveis ou pode trazer os próprios.

- Para reservar, escolha o horário pretendido em baixo. Necessita de efectuar registo como utilizador.

Contactos

Fundação Ricardo Espirito Santo Silva:

e-mail:  fress.moba@gmail.com ou  fress.moba@fress.pt

Telefone: 211 339 945 ou 218 814 600 (FRESS)

Morada:  Travessa da Boa-hora ao Bairro Alto

Transportes: Autocarro: 28E, 758 | Metro: Baixa-Chiado (Linhas Azul e Verde)

Contacto Geral:

Junta de Freguesia da Misericórdia

Telefone: +351 213 929 800

e-mail:  moba@jf-misericordia.pt  /  geral@jf-misericordia.pt