Empresas Municipais
A missão da CARRIS é a prestação do serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, orientada por critérios de sustentabilidade.
A Gebalis promove o desenvolvimento local, através da gestão de imóveis de habitação social, bem como do edificado habitacional que a Câmara Municipal afete ao mercado de arrendamento.
A Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, de capital integralmente municipal, promove a reabilitação urbana, nas freguesias de Belém, Ajuda e Alcântara.
A EGEAC é responsável pela gestão de diversos espaços culturais da cidade, e organização de diversos momentos culturais, incluindo as Festas de Lisboa.
A EMEL gere a concessão do estacionamento público em Lisboa, integrado no sistema global de mobilidade e acessibilidades, definido pela Câmara Municipal.
EPUL
A EPUL foi dissolvida e encerrada em 2014. Para mais informações contactar:
municipe@cm-lisboa.pt / 808 203 232
dmgp@cm-lisboa.pt / 217 989 384
Organizações com Participação Municipal
A Startup Lisboa é uma incubadora localizada na zona da Baixa de Lisboa. A sede, composta por três edifícios históricos, possui espaços de trabalho e residência para receber startups de todo o mundo.
Associação Parque Junqueira
A Associação Parque Junqueira, é proprietária do Centro de Congressos de Lisboa, e detém uma participação na Lisboa - Feiras Congressos e Eventos, proprietária das instalações da FIL no Parque das Nações, dois espaços fundamentais para a realização de Feiras e Congressos em Lisboa.
A MARL tem a responsabilidade de gestão do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. Entre outras atividades, promove ações de formação destinadas a produtores e empresas grossistas.
A missão da Valorsul consiste em implementar e gerir um sistema integrado de tratamento e valorização dos resíduos urbanos, de 19 municípios das regiões de Lisboa e Oeste.
A AMEC | Orquestra Metropolitana de Lisboa, estende atualmente a sua área de influência a 12 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, e às cidades do Porto, Coimbra, Setúbal e Leiria.
A Lisboa E-Nova visa o desenvolvimento sustentável da área metropolitana de Lisboa, através da melhoria da eficiência energética, aproveitamento de recursos endógenos, e gestão ambiental.
Águas do Tejo Atlântico - Águas do Tejo Atlântico, S.A
A Águas do Tejo Atlântico gere o sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste.
A CAL visa aproximar Portugal da América Latina, promovendo a cooperação com os países latino-americanos, nas áreas da Cultura e Conhecimento, e da Economia e Política.
A UCCLA é uma associação intermunicipal de natureza internacional, que visa fomentar o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus membros.
O LISPOLIS é responsável pela gestão do Polo Tecnológico de Lisboa. Disponibiliza salas para empresas, espaços de cowork, e serviços de escritório virtual e de marcas.
A ATL tem como principais objetivos: desenvolvimento turístico sustentado; promoção de Lisboa como destino turístico, local de realização de congressos, feiras, e destino de viagens de incentivos; informação e apoio aos turistas.
O Clube de Lisboa é uma associação de membros individuais e coletivos que partilha a visão de Lisboa como cidade global e central para o debate dos temas internacionais. Organiza as Conferências de Lisboa sobre Desenvolvimento.