Início » Municipio » Projetos Cofinanciados » Bairro Padre Cruz

Programa de Acção QREN Bairro Padre Cruz - As Cidades Dentro da Cidade

Partindo de um consórcio de parceiros, a Câmara Municipal de Lisboa promoveu em Maio de 2009, uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN): Eixo Prioritário 3 - Coesão Social / Política de Cidades / Parcerias para a Regeneração Urbana / Bairros Críticos, com o objetivo de dar início ao processo de regeneração do território do Bairro Padre Cruz, ao nível do espaço público, infra-estruturas e ambiente urbano, da construção de um novo edificado habitacional na parte mais antiga do bairro, e da criação de novos equipamentos (residências assistidas, creche, jardim de infância, centro de dia e serviço de apoio domiciliário). Em paralelo pretende-se também implementar novos espaços destinados ao comércio, à dinamização do auto-emprego e empreendedorismo.

Em 18 de Janeiro de 2010 foi celebrado o Protocolo de Financiamento que determinou o início da execução do Programa de Acção (PA), com a duração de três anos e meio; um ano para submissão dos dossiers de candidatura das operações, e dois anos e meio para a respectiva concretização. “A Estratégia Integrada para a Qualificação do Bairro Padre Cruz”. A estimativa inicial comportou um montante global no PA de 19 milhões de euros a suportar pelo Município de Lisboa, dos quais 9,5 milhões de euros elegíveis para financiamento QREN.

A estratégia subjacente ao Programa de Acção assenta numa experiência piloto de planeamento urbano participativo, próximo dos destinatários e com um envolvimento constante e intenso de todos os actores quer do foro público quer privado.

Este processo tem promovido a participação e o envolvimento da população na concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação dos resultados, assim como na identificação de problemas e na participação das soluções, as quais vão sendo definidas no âmbito do processo em resultado da interacção entre os vários actores, em especial, das partes interessadas no processo.

Presidente

Presidente


Entrar

GABIP

GABIP


Entrar

Parceiros

Parceiros


Entrar

Operações

Operações


Entrar

Metodologia

Metodologia


Entrar

Galeria

Galeria


Entrar

 
Programa de ação co-financiado pelo FEDER