Início » Municipio » Relações Internacionais » Rede das Cidades Interculturais

Rede de Cidades Interculturais

A cidade de Lisboa foi admitida como membro da rede Cidades Interculturais e participante no programa Cidades Interculturais 2011-2012.

O objectivo do programa é apoiar as cidades no desenvolvimento de estratégias interculturais para a gestão da diversidade e para a integração dos imigrantes e das minorias.

Na sua qualidade de participante no programa, a cidade analisará, com a participação de peritos internacionais, funcionários, cidadãos e representantes de outras cidades, as suas políticas e governação de uma perspectiva intercultural, aprendendo com práticas bem-sucedidas de outras cidades, e identificará um conjunto de objectivos, indicadores e um plano de acção que constituirão a sua estratégia intercultural.

Será efectuada uma avaliação dos primeiros resultados da estratégia um ano após o final do programa.

Consulte o compromisso político  aqui (96 KB)

Programa das Cidades Interculturais

A Cidade de Lisboa integra o Programa das Cidades Interculturais. O objectivo deste programa é o de apoiar as cidades no desenvolvimento de estratégias interculturais para a gestão da diversidade e integração dos migrantes e minorias. Enquanto participante no programa, a cidade trabalhará com especialistas internacionais, técnicos, cidadãos e os seus pares de outras cidades, no sentido de reformularem as suas políticas e governança numa perspectiva intercultural, aprendendo com práticas bem sucedidas de outras cidades e identificar um conjunto de objectivos, indicadores e um plano de acção que formará a sua estratégia intercultural. Uma avaliação dos primeiros resultados desta estratégia terá lugar um ano após o fim do programa.

Consulte o acordo celebrado entre o Conselho da Europa e a Cidade de Lisboa relativo ao Programa das Cidades Interculturais,  aqui (230 KB)