Misericordia, Urbanismo, Visitar

Apresentado o projeto para o Miradouro de Santa Catarina

13, Fevereiro 2019
A requalificação do Miradouro de Santa Catarina passa por recuperar os espaços verdes e melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona.
  • Apresentado o projeto para o Miradouro de Santa Catarina
    Apresentado o projeto para o Miradouro de Santa Catarina

O projeto, da responsabilidade do atelier de arquitetura Proap, prevê uma intervenção no talude do Jardim do Adamastor, recuperando o espaço verde com plantação de arbustos.

A zona de estadia será aumentada com a colocação de blocos de pedra lioz que conferem ao miradouro a aparência de um anfiteatro sobre a cidade.

A zona verde terá uma vedação à volta para impedir o acesso e evitar a sua degradação. Está ainda prevista a instalação de um novo sistema de rega, que passará a ser gota a gota, assim como a colocação de novo mobiliário urbano que, de acordo com a memória descritiva do projeto, "valoriza o espaço e convida ao descanso."

A apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Perante uma plateia que encheu o auditório do Liceu Passos Manuel, Fernando Medina explicou que a solução proposta passa por "termos mais segurança, melhor iluminação, regulação do comércio e qualificação do espaço público. O objetivo é construir uma melhor solução que seja acima de tudo uma solução de equilíbrio."

O presidente da autarquia afirmou que serão ouvidas todas as opiniões e todas as propostas que decorram desta sessão pública sem, no entanto, abdicar do reequilíbrio que permita "dar uma maior qualidade de vida aos moradores daquela zona."

Respondendo às dezenas de intervenções, numa sessão que se prolongou por mais de quatro horas, Fernando Medina garantiu que "nenhuma solução pode ser encontrada que viole os valores da cidade e do seu espaço público e que nunca, e em nenhuma circunstância, o miradouro será um espaço privado."

Array
Mais notícias sobre:
Misericordia, Urbanismo, Visitar