Educação

Dia de acolhimento aos estudantes estrangeiros

28, Setembro 2018
  • Study in Lisbon
    Study in Lisbon

Os estrangeiros que escolheram Lisboa para estudar tiveram do seu dia de acolhimento (Welcome Day) com uma série de atividades que decorreram no Pátio da Galé, no dia 27 de setembro, e uma mensagem de boas vindas proferida pelo vice presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Esta iniciativa, que decorre anualmente por ocasião do início do ano letivo, insere-se no âmbito das atividades do Study in Lisbon, uma plataforma e centro de acolhimento para estudantes estrangeiros que proporciona informações e ajuda prática na integração nos diversos aspetos da vida na cidade.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, falando para os diversos parceiros da iniciativa - instituições de ensino universitário e politécnico, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, fundações e outras entidades públicas e privadas - o vice presidente da CML, Duarte Cordeiro, agradeceu a colaboração de todos quantos "fazem de Lisboa um dos destinos preferidos dos estudantes estrangeiros e continuam a trabalhar para fazer da cidade um pólo de atração para estudar, investigar, trabalhar e viver".

O autarca congratulou-se com o facto de o balcão de atendimento ("Study in Lisbon Lounge") que acolhe e presta informações e outros serviços práticos aos estudantes recém chegados ter alcançado "mais de 180 atendimentos diários". "Há condições e ambição para crescer e acolher ainda mais estudantes estrangeiros, proporcionando motivos de atração para que muitos fiquem na cidade depois dos estudos, se tornem lisboetas e ajudem a fazer crescer Lisboa", concluiu Duarte Cordeiro.

Ao longo do dia, no Pátio da Galé, decorreram diversas atividades destinadas a estes estudantes, espaço que contou com a presença de duas dezenas de stands de informação e apoio de entidades tão diversas como as instituições de ensino universitário e politécnico, alojamento universitário, cartões de transporte e descontos no acesso a locais de cultura e entretenimento, Sport Lisboa e Benfica, entre outras - para além, naturalmente, do próprio balcão do Welcome Day proporcionado pelo Study in Lisbon Lounge.

Dirigindo-se às diversas centenas de estudantes presentes na ocasião, Duarte Cordeiro expressou uma mensagem de boas vindas e, recordando a sua própria experiência enquanto estudante num país estrangeiro, manifestou os seus votos de que a sua estadia em Lisboa venha a ser "o tempo mais memorável das suas vidas".

Esta iniciativa foi organizada pelo Study in Lisbon. que mantém um espaço "lounge" funcionando como balcão de atendimento e acolhimento aos estudantes estrangeiros, proporcionando informações úteis e serviços de integração a todos quantos escolheram Lisboa como local para estudar ou investigar. 

 

Mais notícias sobre:
Educação