Intervenção social, Município

Diabetes e a Família

14, Novembro 2018
Conferência sobre a Diabetes e a Família lança alerta. Cerca de um milhão de famílias em Portugal são atingidas.

No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Câmara Municipal de Lisboa promoveram uma conferência subordinada ao tema escolhido para este ano - Diabetes e Família.

O evento, que teve lugar na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, reuniu várias personalidades e entidades num debate sobre o papel e o impacto que a Diabetes causa na população. Sensibilizar as famílias para os cuidados a ter e como prevenir esta doença é um objetivo, também presente na conferência. 

A diabetes atinge em Portugal um milhão de famílias. Segundo a APDP, “o envolvimento dos familiares é fundamental para evitar as complicações e a morte." Por isso alerta que a diabetes é a principal causa de doença cardíaca, AVC, cegueira, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, entre outras", e sublinha que 80 por cento dos casos de Diabetes tipo 2 são evitáveis com a adoção de estilos de vida saudável". Reduzir o risco da diabetes começa em casa com a família, informa ainda a associação, designadamente na escolha das refeições e no combate ao sedentarismo, através da prática de atividade física em conjunto.

Os familiares de pessoas com Diabetes tipo 2 devem conhecer os riscos e os sinais de alerta, bem como o que fazer para prevenir a diabetes e as suas complicações, e a APDP relembra os principais fatores de risco: Excesso de peso e obesidade, alimentação não saudável, sedentarismo, história familiar e pressão arterial elevada.

Neste sentido e à semelhança dos anos anteriores, a autarquia e várias entidades que intervêm no âmbito da Diabetes, promovem um conjunto de iniciativas com o objetivo de alertar a população para esta causa.

Como o tema escolhido foi “Diabetes e Família – seja saudável”, realizou-se também neste dia um rastreio da Diabetes tipo 2 no átrio principal do Edifício Municipal do Campo Grande, entre outras atividades em outros pontos da cidade.

Já no dia 17 de novembro, entre as 17h30 e as 21h00 Lisboa está convidada a participar numa Caminhada Noturna pelo Miradouro do Torel, com partida e chegada à Praça do Município. 

Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município