Belem, Município, Urbanismo

Largo para homenagear Fundação Champalimaud

04, Setembro 2018
Há, desde hoje, dia 4 de setembro, um novo topónimo em Lisboa. Chama-se “ Largo da Fundação Champalimaud e está localizado em Belém, junto à Fundação com o mesmo nome.
  • Largo para homenagear Fundação Champalimaud
    Largo para homenagear Fundação Champalimaud

“ Um topónimo que expressa o sentido de futuro da obra de  António Champalimaud e ao mesmo tempo um motivo de alegria para Lisboa, pois expressa o poder marcante do papel da Fundação Champalimaud na cidade e no país" disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, após o descerramento da placa de inauguração do novo Largo.

Leonor Beleza, presidente da Fundação, classificou como " especial e honroso" a atribuição do topónimo agradecendo à CML pela iniciativa.

Uma homenagem que acontece no ano em que se assinala o centenário do nascimento de António de Sommer Champalimaud e no dia da atribuição do Prémio António Champalimaud de Visão, no valor de um milhão de euros, por um trabalho desenvolvido no terreno para prevenção e combate à cegueira e doenças da visão.

A Fundação

Criada em 2005 por testamento do seu fundador, a Fundação Champalimaud assume uma especial relevância na cidade de Lisboa enquanto lugar de investigação e de inovação em áreas de ponta e de prática clínica de excelência na biomedicina, como a oncologia, as neurociências e a visão. 

Hoje mesmo foi anunciada a construção de um centro de investigação e tratamento do cancro do pâncreas, cuja abertura está prevista para 2020.

Mais notícias sobre:
Belem, Município, Urbanismo