Higiene urbana

Lisboa aposta na redução de resíduos deixados pelos turistas

10, Setembro 2018
  • Redução de resíduos deixados pelos turistas
    Redução de resíduos deixados pelos turistas

Decorreu no dia 10 de setembro na Sala de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa, um Encontro da 4.ª Cop Urban Waste, tendo em vista a assinatura de um Compromisso sobre Medidas preventivas para a redução de resíduos na cidade.

Trata-se de um projeto financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon 2020, dirigido a cidades europeias com grande crescimento turístico e, simultaneamente, grande impacto socioeconómico resultante do mesmo.

Liderado pelo Governo das Canárias é desenvolvido por um consórcio de 27 organizações europeias relevantes na gestão dos resíduos - autoridades públicas, entidades privadas, universidades e cidades com elevados níveis turísticos, onde se inclui Lisboa, de entre 12 países europeus. Essencialmente, esta iniciativa visa a implementação de um sistema de prevenção, gestão, recolha e tratamento de resíduos que permita um turismo mais sustentável e a disseminação de boas práticas ambientais.

Trata-se de uma parceria que estudará e implementará ações de comunicação junto de unidades hoteleiras, organizações turísticas e entidades promotoras de reciclagem, tendo em vista guiá-los para o desenvolvimento de estratégias eco inovadoras.

Durante o Encontro foi assinado um compromisso entre a autarquia e as várias entidades , stakeholders, que estão a implementar e monitorizar as medidas eleitas na 3.ª COP.

O Cluster de Lisboa é composto pela Câmara Municipal de Lisboa, pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), pelo Altis Avenida Hotel, pelo Neya Lisboa Hotel, pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL) e pela Sociedade Ponto Verde (SPV).


Mais notícias sobre:
Higiene urbana