Investir, Município

Lisboa é finalista ao prémio Capital Europeia da Inovação

02, Agosto 2018
A capital portuguesa concorre com cidades como Madrid, Toulouse, Viena, Atenas, Bristol, Hamburgo ou Antuérpia, a vencedora é anunciada no decorrer da Web Summit, em 6 de novembro

O anuncio foi feito hoje, 2 de agosto, pelo Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.  A decisão final será conhecida durante a Web Summit, no dia 6 de novembro, Lisboa concorre com as cidades de Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Leuven (Bélgica), Madrid (Espanha), Toulouse (França), Umeå (Suécia) e Viena (Áustria).

As finalistas começam agora a preparar as suas estratégias de inovação, que serão apresentadas na cidade de Bruxelas, em 10 de outubro, na sessão «iCapital Stories», durante a semana europeia das regiões e cidades.

O Prémio iCapital 2018 é atribuído anualmente e consiste numa recompensa monetária à cidade europeia que melhor demonstre a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos. 

A cidade vencedora recebe um milhão de euros e o prémio destina ainda 100 mil euros para cada uma das cinco finalistas, que poderão ser também ser alvo de um reconhecimento especial pelo seu esforço na promoção da inovação. 

Podem candidatar-se ao Prémio iCapital cidades com mais de 100 000 habitantes localizadas num Estado‑Membro da União Europeia, ou país associado no âmbito do Programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE.

Os concorrentes são avaliados sobre a forma como executam as suas soluções inovadoras para os desafios da sociedade, que podem estar concluídas ou em curso mas têm de ser implementadas no próprio ano, ou no anterior à abertura do concurso.

Mais notícias sobre:
Investir, Município