Município, Segurança

Lisboa tem a maior Policia Municipal de sempre

12, Setembro 2018
Com um número de efetivos que ultrapassa os 600, reforço de meios e competências que incluem gestão do trânsito, segurança em grandes eventos ou patrulhamentos nas rua, são fatores que 127 anos depois da sua criação fazem da Polícia Municipal de Lisboa a melhor de sempre.O aniversário foi assinalado hoje, dia 12 de Setembro, numa cerimónia nos Paços do Concelho.
  • Lisboa tem a maior Policia Municipal de sempre
    Lisboa tem a maior Policia Municipal de sempre

2017 foi um ano marcado pela diferença: a polícia municipal de Lisboa recebeu um investimento de 3,3 milhões de euros, seis vezes mais que em 2016 traduzido num reforço de efectivos e meios que se destinaram, sobretudo, às novas competências de fiscalização e controlo do trânsito, "uma medida importantíssima e que foi finalmente concretizada", começou por afirmar o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Fernando Medina elogiou a capacidade de adaptação da Polícia Municipal de Lisboa, que em articulação com a Carris, Emel e serviços municipais permitiram ao longo do ultimo ano " uma melhor mobilidade na capital".

Em dia de aniversário o presidente da autarquia deu os parabéns à Polícia Municipal "pela longevidade e pela qualidade do serviço que presta à cidade, essencial para a segurança e bem-estar da população". 

"O ano de 2017 diferenciou esta Polícia face às demais polícias municipais"

De 2.695 policiamentos em 2016, para 6.084 em 2017, em diversas áreas como na prevenção de estacionamento irregular em jogos de futebol, em grandes eventos, em procissões e feiras, ou provas desportivas. 

Em 2018 o trabalho da polícia, já ultrapassa as 4.000 acções planeadas, o que indica, segundo Paulo Caldas, comandante desta força policial, "que se ultrapassarão em 2018 o número de ações realizadas em 2017". 

Ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Caldas, deixa um pedido "para a continuação deste trabalho de qualidade, a Polícia Municipal precisa de continuar a apostar nos recursos humanos qualificados e nos recursos que nunca deixarão de ser insuficientes para dar resposta a uma cidade que não dorme, e cujos desafios são constantes".

A cerimónia terminou com a entrega de medalhas de Segurança Pública, nas suas diferentes modalidades ( serviços distintos, assiduidade, comportamento exemplar, destinadas a galardoar os serviços notáveis prestados às forças de segurança e ao País, e bem assim a distinguir altas virtudes reveladas no exercício das funções por Agentes da Força Pública ou militares ao seu serviço.

127 anos de história

Foi a 12 de setembro de 1891, data em que foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa, o ofício n.º 2045/1891, do Governador Civil do Distrito de Lisboa que colocava na autarquia 2 guardas do Corpo da Polícia Cívica, que foi criada a Polícia Municipal de Lisboa.

Mais notícias sobre:
Município, Segurança