Mobilidade, Município

Mobilidade Urbana Sustentável

21, Setembro 2018
Realizou-se no dia 21 de setembro, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), o Encontro Nacional sobre o Planeamento da Mobilidade Sustentável (ENPMS).
  • Mobilidade Urbana Sustentável
    Mobilidade Urbana Sustentável

O vereador da Mobilidade e Autoridade de Transportes da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, participou no Encontro Nacional sobre o Planeamento da Mobilidade Sustentável (ENPMS) que decorreu no CIUL, no âmbito do projeto europeu CIVITAS PROSPERITY. Financiado pelo programa Horizonte 2020, este fórum, foi organizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 


Para Miguel Gaspar “ Lisboa precisa destes planos de planeamento e de todos estes processos de diagnóstico. Há um desafio enorme na estrutura das organizações que é preciso debater para se traçar em conjunto um Plano Municipal mais sustentável”, afirmou o autarca.

O CIVITAS PROSPERITY apoia os governos locais e nacionais para melhorar a qualidade e a aceitação dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável.

O projeto reúne cidades europeias, entre as quais Lisboa, governos regionais e nacionais e especialistas em mobilidade num dos mais ambiciosos projetos de planeamento da mobilidade urbana sustentável na Europa.

Este Encontro, que contou com a presença de inúmeros participantes, teve como principal objetivo reforçar conhecimentos e capacitar as autoridades locais, através da promoção de conceitos inovadores em Sustainable Urban Mobility Plans (SUMP), em Portugal designados por Planos de Mobilidade e Transportes (PMT).

De salientar que a Comissão Europeia tem apontado o planeamento da mobilidade sustentável como um elemento estruturante da visão europeia para a mobilidade urbana. A revisão das Guidelines para os SUMP, presentemente em curso, deverá contribuir para continuar a reforçar a relevância do planeamento nas cidades.

Mais notícias sobre:
Mobilidade, Município