Desporto

Natação: "José Freitas Águas Abertas - Prova do Tejo"

23, Setembro 2018
  • Prova José Freitas Águas Abertas
    Prova José Freitas Águas Abertas

A natação de competição voltou ao rio Tejo com mais uma edição da "José Freitas águas Abertas - Prova do Tejo", que teve lugar frente ao Cais das Colunas, no dia 22 de setembro.

Esta prova resulta de uma organização conjunta da Associação de Natação de Lisboa e da Câmara municipal de Lisboa, com o apoio da Federação Portuguesa de Natação, da Marinha Portuguesa, do Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, do Kayak Clube do Tejo, da Optic e da Sotécnica.

A prova José Freitas Águas Abertas - assim designada em homenagem ao grande nadador lisboeta de meados do século XX que ficou conhecido por "Golfinho de Gibraltar" - constou, na edição deste ano, de uma prova de 3000 metros para atletas federados (a contar para a classificação do XI Circuito Nacional de Águas Abertas) e de uma prova de 1000 metros para não federados.

Numa tarde solarenga e de bastante calor, com o Tejo oferecendo água tépida, límpida e transparente, esta iniciativa atraiu à zona ribeirinha do Terreiro do Paço e da Ribeira das Naus muitos milhares de espectadores, entre lisboetas e visitantes. O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (responsável pelo pelouro do Desporto) e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, marcaram a sua presença nesta ocasião.

Num total de 163 nadadores inscritos (quase duplicando o número do ano passado), a prova dos 3000 metros contou com 118 atletas federados (85 masculinos e 33 femininos) e a dos 1000 metros contou com 45 inscritos (34 masculinos e 11 femininos).

Array
Mais notícias sobre:
Desporto