Cultura e Lazer, Município, Segurança

Proteção Civil promove Maratona Fotográfica

07, Agosto 2018
24 riscos + 24 horas + 24 fotos é o desafio para esta maratona, que decorre entre 8 e 9 de setembro. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Entre 8 e 9 de setembro realiza-se a I Maratona Fotográfica de Proteção Civil, uma iniciativa que desafia olhares atentos e amantes de Lisboa a registarem, durante 24 horas, perigos e vulnerabilidades da cidade, procurando avaliar a resiliência urbana em diferentes cenários de alterações climáticas e de dinâmicas territoriais. As inscrições estão abertas, são gratuitas e decorrem até 3 de setembro. 

Inspirado no espírito do projeto RESCCUE - RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas, a maratona é promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que desta forma procura, através dos casos reais registados, promover uma nova abordagem às questões da resiliência da cidade e dos seus serviços essenciais, contemplando cenários de alterações climáticas e de evolução do território. 

Pretende-se olhares diversos e originais da cidade em torno dos temas propostos, especialmente: alterações climáticas e riscos associados, cenários de alterações climáticas, medidas de adaptação e de mitigação face às alterações climáticas, ciclos da água, saneamento e drenagem, interdependências entre setores básicos da cidade, energia, mobilidade e transportes, eficiência energética, redução da emissão de CO2 e resiliência urbana.

A maratona começa às 18h00 de 8 de setembro, na Praça do Município, onde terminará no dia seguinte, também às 18h00. No final é realizada uma exposição com todos os trabalhos. 

O primeiro classificado receberá um cartão brinde de 750 euros, o segundo de 500 e o terceiro de 250. Poderão ainda ser atribuídas pelo júri, composto por representantes da Câmara Municipal de Lisboa, da EDP, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa e dos serviços municipais de Protecção Civil de Lisboa e Oeiras, duas menções honrosas com o valor de 200 euros. 

Inscrições 

Apenas serão aceites fotografias de participantes inscritos e devidamente credenciados. As inscrições são gratuitas, decorrem até 3 de setembro e devem ser efectuadas aqui, onde estão também disponíveis as normas de participação.