Ambiente, Animais de companhia

Vaga de Calor - Recomendações da Provedoria dos Animais

01, Agosto 2018
Face à vaga de calor prevista a partir de dia 1 de agosto, a Provedoria dos Animais de Lisboa recomenda a todos os detentores de animais que os protejam destas condições climatéricas extremas.

Na sequência do aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas várias vagas de calor para Portugal, a partir de 1 de agosto, com temperaturas a oscilar entre os 30 e os 40 graus, a Provedoria dos Animais de Lisboa recomenda a todos os detentores de animais que os protejam destas condições climatéricas extremas com alguns cuidados especiais:

1) Certifique-se de que o seu melhor amigo tem sempre água (de preferência, fresca) à disposição.

2) Não o mantenha em locais com possibilidade de sobreaquecimento, como é o caso dos automóveis e varandas. Não deixe o seu animal no interior do seu automóvel. A sensibilidade dele ao calor não é igual à sua e bastam 5 minutos para que aconteça uma fatalidade.

3) Não passeie o seu animal nas horas de maior calor e em pavimentos que possam escaldar as suas patas. Pode causar sérias queimaduras ao seu animal e comprometer também a regulação da temperatura corporal.

4) Proteja também os animais de grande porte e de exterior da exposição ao calor, garantindo a sua hidratação frequente.

Sinais de alerta:
Se reparar que o seu animal apresenta alterações de comportamento, respiração ofegante, salivação anormal, temperatura corporal elevada, batimento cardíaco acelerado, prostração deve levá-lo de imediato ao Médico Veterinário. Poderá estar a sofrer um golpe de calor.

Aproveite estes dias de calor para, em segurança, participar em atividades ao ar livre com o seu animal, evitando o período das 11h às 17h.

Um banho na praia (certifique-se de que a praia para onde for autoriza a permanência de animais) fará as delícias do seu melhor amigo!


Mais notícias sobre:
Ambiente, Animais de companhia