Novo sistema de lixo em Alfama acaba com sacos na rua

01, Março 2019
Os moradores têm agora à disposição contentores espalhados por locais estratégicos, onde podem depositar o lixo a qualquer hora. Melhora a limpeza neste bairro histórico.

Acabar com a deposição de sacos de plástico na rua e melhorar a limpeza do bairro é o objetivo do novo sistema que a autarquia está a instalar em Alfama, à semelhança do que já fez na Bica e em parte do Bairro Alto com êxito assinalável. A maior parte dos contentores já está instalada e na rua andam agora equipas de sensibilização a esclarecer os moradores, que aplaudem a mudança. 

Quem vive no bairro passa a poder colocar os seus lixos nos contentores a qualquer hora do dia, e fazer a separação, pois também estão a ser colocados contentores para reciclados. 

“Eu já utilizo”, diz da janela Josefina, uma moradora, que remata com um “acho bem”. Quem também aplaude a iniciativa é Soraia Simões, que considera o sistema “muito mais limpo”, e Alberto, um septuagenário natural do bairro, que lembra os inconvenientes da deposição em sacos: “muitas pessoas juntam garrafas de óleo com os restos de comida, e quando se rasgam [com frequência fruto da ação dos cães] fica o chão todo sujo. É um perigo para os turistas e também para os velhotes.” Enquanto “reivindica” junto de Célia a colocação de vidrões naquela zona, solta um “está melhor graças a Deus, aquela parte de baixo está muito boa."

Melhor limpeza, menos plástico

Para além das questões de salubridade a medida tem um efeito sinergético com outra já anunciada pela autarquia, a de eliminar a utilização de plástico descartável em espaço público. Quem o afirma é Célia Costa, uma das técnicas municipais responsáveis pelo projeto, que explica que a escolha dos locais resulta de um aturado processo de observação. “Começámos há cerca de dois anos, passámos aqui muito tempo e a várias horas do dia a observar os comportamentos dos residentes.” 

A escolha da instalação dos contentores conjuga essa identificação dos locais mais críticos de acumulação de lixo com a salvaguarda da especificidade arquitetónica e estética do bairro, as críticas e sugestões dos moradores, a colaboração da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e, também, a segurança dos trabalhadores. 

A colocação de contentores fixos em todos os bairros históricos de Lisboa integra um conjunto mais vasto de medidas recentemente anunciadas pela autarquia para melhorar a limpeza na cidade. Termina-se desta forma com a colocação de sacos na rua pelos munícipes, até agora a forma de recolha de lixo nestes bairros, face às limitações que a sua morfologia impõe à recolha tradicional porta-a-porta.